Abstract:
As instituições de Ensino Superior, além de desenvolver o estudante quanto aos conteúdos de seu
curso, devem, também, desenvolver competências como a autonomia, visando preparar este
estudante para as realidades profissionais do século XXI. Nesse sentido, essa pesquisa possui
como objetivo analisar como as ações de internacionalização podem contribuir para o
desenvolvimento da autonomia na jornada acadêmica dos universitários. Para isso, realizamos
uma revisão de literatura, de cunho qualitativo, para compreensão dos conceitos e verificação do
que vem sendo discutido sobre esta temática. Dessa forma, para a interpretação dos dados, nos
apoiamos na análise de conteúdo de Bardin (2011). Dentre os principais achados da pesquisa
destacamos, que os universitários podem desenvolver sua autonomia diante das diferentes formas
de internacionalização propostas tais como mobilidade acadêmica internacional,
internacionalização at home e pesquisas com estrangeiros. Por fim, constatamos que a
mobilidade acadêmica apresentou-se como a experiência mais significativa para o
desenvolvimento da autonomia visto que o acadêmico estuda ao menos um semestre no exterior.