dc.contributor.author |
Silva, Gilberto Ferreira da |
|
dc.contributor.author |
Silva, Marlova Gross da |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-18T23:38:12Z |
|
dc.date.available |
2022-05-18T23:38:12Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, M. G.; SILVA, G. F. Mal-estar docente: das contribuições da literatura à compreensão de um problema de pesquisa. Revista Triângulo, Uberaba/MG, v. 15, n. 1, p. 1–16, 2022. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5519. Acesso em: 04 maio 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2909 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho tem por objetivo compreender como se movimentam as discussões e o que aportam ao universo dos
estudos sobre mal-estar docente. Recorre-se ao Banco de teses da Capes, contemplando um período de cinco anos
(2015 a 2020) para produzir o levantamento. Amparados na perspectiva dos estudos, do tipo estado da arte ou
revisão de literatura, buscou-se pela análise, selecionar produções que pudessem evidenciar contribuições à área
de interesse. Lançamos mão da Análise de Conteúdo, preconizada por Bardin, para a realização do tratamento dos
dados. O comprometimento da saúde dos docentes é um fator que emergiu com ênfase entre as pesquisas
analisadas. Dentre os resultados dos estudos salienta-se de um lado, saúde ocupacional, sintomas mentais,
depressão e medicalização e, de outro, a aposta em uma formação continuada que reconheça o trabalho intelectual
do profissional como algo inerente ao trabalho. Apostando no diálogo onde a horizontalidade se impõe como um
princípio formativo direcionando a escola para um espaço de exercício autoral da profissão. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Triângulo |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Formação Continuada |
pt_BR |
dc.subject |
Mal-estar docente |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Básica |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Pública |
pt_BR |
dc.title |
Mal-estar docente: das contribuições da literatura à compreensão de um problema de pesquisa. |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |