dc.contributor.author |
Silva, Gilberto Ferreira da |
|
dc.contributor.author |
Schmidt, Márcia Helena Dutra |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-18T23:41:17Z |
|
dc.date.available |
2022-05-18T23:41:17Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.citation |
SCHMIDT, M. H. D. ; SILVA, G. F. Metodologias horizontais nos primeiros anos do ensino fundamental: um desafio descolonial. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 22, n. 47, p. 01–18, 2022. Disponível em: https://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1440. Acesso em: 04 maio 2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2910 |
|
dc.description.abstract |
Neste artigo, exercita-se o pensamento crítico decolonial em um ensaio sobre possíveis
alternativas para horizontalizar metodologias nas práticas pedagógicas utilizadas em escolas
públicas, nos processos de alfabetização e consolidação de aprendizagem nos anos iniciais do
ensino fundamental. Aliada a essa preocupação, procura-se verificar como se dá a manutenção
da colonialidade, eurocentricidade e subalternização daquilo que é próprio dos sujeitos em sua
formação escolar básica. Para dar conta desses propósitos, o estudo busca apoio teórico nas
contribuições da perspectiva decolonial, explora as metodologias horizontais apontando o
diálogo como instrumento de construção do conhecimento. O estudo enfatiza a escola como
espaço de manutenção de práticas colonizadoras e aponta para fissuras nessa estrutura que
revelam possibilidades para a construção de intervenções docentes desde o viés decolonial. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Profissão Docente |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Metodologia horizontal |
pt_BR |
dc.subject |
Produção horizontal de conhecimento |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia decolonial |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.title |
Metodologias horizontais nos primeiros anos do ensino fundamental: um desafio descolonial |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |