Abstract:
O presente artigo parte da análise de aspectos observados no âmbito do desenvolvimento
do Projeto Saberes em Diálogo, no município de Canoas/RS. Tem por objetivo principal
refletir sobre o lugar ocupado pelos Grupos de Estudo, organizados como uma das
estratégias formativas desenvolvidas no âmbito do Projeto. Toma como referência
aspectos evidenciados pela literatura nacional e internacional no campo da formação de
professores, com ênfase à formação continuada, procurando situar as análises desde essas
contribuições. Autores latino-americanos como a chilena Arévalo, a uruguaia Vaillant, por
exemplo, servem de aporte para a interpretação dos dados. Descreve-se o contexto de
criação e execução do Projeto, em seguida aborda especificamente os aspectos relativos à
estratégia de criação dos grupos de estudo e seu funcionamento. Para as análises, utilizouse de registros escritos produzidos pelos integrantes da Comissão Coordenadora do
Projeto e de anotações do Diário de Bordo dos autores, integrantes deste mesmo grupo. A
partir das análises dos registros e da experiência vivenciada, foi possível destacar dois
elementos: por um lado, o sentimento de pertencimento a um projeto e a um grupo,
traduzido no fazer ativo e colaborativo e, por outro lado, a materialização de um espaço de
troca e escuta dos saberes próprios da docência, na perspectiva de um trabalho horizontal
que se efetiva entre os professores, gestores e acadêmicos.