dc.contributor.author |
Silva, Gilberto Ferreira da |
|
dc.contributor.author |
Silva, Juliana Cristina da |
|
dc.contributor.author |
Machado, Juliana Aquino |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-18T23:48:02Z |
|
dc.date.available |
2022-05-18T23:48:02Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
MACHADO, J. A.; SILVA, J. C.; SILVA, G. F. Pensar e fazer formação de professores numa perspectiva outra. Revista Nuestramérica, Concepción, Chile, v. 09, n. 17, 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5519/551968077010/html/. Acesso em: 04 maio 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2912 |
|
dc.description.abstract |
Neste texto propomo-nos a analisar algumas ações formativas desenvolvidas em uma rede municipal de ensino, localizada na região
metropolitana de Porto Alegre, procurando auscultar conceitos que vêm emergindo destas ações a partir de uma perspectiva epistemológica
outra de construção do conhecimento docente. Tal perspectiva epistemológica considera, especialmente, alguns princípios das pedagogias
decoloniais propostos por Walsh (2009), que numa interpretação ao contexto explicitado, se refere a organizar e conduzir os processos
formativos a partir de um “pensar desde” e de um “pensar com”. O “pensar desde” é caracterizado por uma ação implicada, como princípio
epistemológico de construção de saberes, num movimento histórico-existencial, realizando na medida em que se leva em conta o ethos e o
habitus dos nossos pertencimentos (Macedo 2006 e 2012). O “pensar com”, fundamenta-se em uma aposta pedagógica amparada na
valorização do sujeito coletivo e individual como intelectual de sua prática docente, que se autoforma a partir da interação com os pares,
num movimento pautado por princípios dialógicos, portanto não mais um sujeito moderno, mas um agente participativo, atuante e crítico de
seu próprio processo formativo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Nuestramérica |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Formação |
pt_BR |
dc.subject |
Autoformação |
pt_BR |
dc.subject |
Docência |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Decolonialidade |
pt_BR |
dc.title |
Pensar e fazer formação de professores numa perspectiva outra |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |