DSpace Repository

Pensar e fazer formação de professores numa perspectiva outra

Show simple item record

dc.contributor.author Silva, Gilberto Ferreira da
dc.contributor.author Silva, Juliana Cristina da
dc.contributor.author Machado, Juliana Aquino
dc.date.accessioned 2022-05-18T23:48:02Z
dc.date.available 2022-05-18T23:48:02Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation MACHADO, J. A.; SILVA, J. C.; SILVA, G. F. Pensar e fazer formação de professores numa perspectiva outra. Revista Nuestramérica, Concepción, Chile, v. 09, n. 17, 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5519/551968077010/html/. Acesso em: 04 maio 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2912
dc.description.abstract Neste texto propomo-nos a analisar algumas ações formativas desenvolvidas em uma rede municipal de ensino, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, procurando auscultar conceitos que vêm emergindo destas ações a partir de uma perspectiva epistemológica outra de construção do conhecimento docente. Tal perspectiva epistemológica considera, especialmente, alguns princípios das pedagogias decoloniais propostos por Walsh (2009), que numa interpretação ao contexto explicitado, se refere a organizar e conduzir os processos formativos a partir de um “pensar desde” e de um “pensar com”. O “pensar desde” é caracterizado por uma ação implicada, como princípio epistemológico de construção de saberes, num movimento histórico-existencial, realizando na medida em que se leva em conta o ethos e o habitus dos nossos pertencimentos (Macedo 2006 e 2012). O “pensar com”, fundamenta-se em uma aposta pedagógica amparada na valorização do sujeito coletivo e individual como intelectual de sua prática docente, que se autoforma a partir da interação com os pares, num movimento pautado por princípios dialógicos, portanto não mais um sujeito moderno, mas um agente participativo, atuante e crítico de seu próprio processo formativo. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Revista Nuestramérica pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Formação pt_BR
dc.subject Autoformação pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Decolonialidade pt_BR
dc.title Pensar e fazer formação de professores numa perspectiva outra pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account