dc.contributor.author |
Silva, Gilberto Ferreira da |
|
dc.contributor.author |
Wives, Leandro Krug |
|
dc.contributor.author |
Machado, Juliana Aquino |
|
dc.contributor.author |
Machado, Giovanni Bohm |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-19T00:26:56Z |
|
dc.date.available |
2022-05-19T00:26:56Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
MACHADO, G. B. et al. O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docente. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, RJ, v. 26, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/i/2021.v26/. Acesso em: 04 maio 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2917 |
|
dc.description.abstract |
A formação docente é um processo que ocorre durante toda a vida e inclui as experiências de aprendizagem profissional que contribuem para a qualidade da educação.
A formação continuada de professores, contemplando processos autoformativos e
colaborativos, encontra nos recursos tecnológicos meios que agregam possibilidades,
tanto nos aspectos individuais quanto nos coletivos. Este estudo buscou identificar
um perfil docente com foco na utilização de dispositivos digitais para o exercício
de suas funções e aprimoramento das práticas pedagógicas. Para isso, foi aplicado
um questionário para professores de uma rede municipal da região metropolitana
de Porto Alegre. Dessa maneira, identificou-se o uso de tecnologias como possibilidade efetiva de romper com a solidão pedagógica por intermédio da criação de
espaços de interação. O estudo aponta, ainda, a necessidade de estratégias formativas
comporem políticas de formação docente, sendo acompanhadas de forma planejada. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Brasileira de Educação |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Formação continuada de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Autoformação |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho colaborativo |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias |
pt_BR |
dc.title |
O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docente |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |