Abstract:
Na Educação Física há uma discussão sobre a dicotomia teoria e prática, e quanto uma dá subsídios
para a outra obter legitimidade. Isso leva a pensar sobre a formação de novos profissionais na área.
No ambiente de formação, há disciplinas teóricas que parecem estar longe da realidade externa à
universidade. Isso faz com que haja uma distorção da situação real de ensino. O objetivo do estudo
foi verificar a percepção dos bolsistas sobre o projeto de extensão “A inserção da Universidade no
Futebol” em relação à dimensão teoria e prática na formação em Educação Física. Foi uma pesquisa
descritiva exploratória, e com abordagem qualitativa, cuja amostra foi composta por 5 bolsistas do
projeto de extensão referido. Os dados foram produzidos através de um questionário aberto, aplicado
aos bolsistas e analisados juntamente com o referencial teórico em busca dos resultados. A análise
dos dados aponta para a manutenção da tensão entre teoria e prática, onde o primeiro concentra-se na
configuração de um arcabouço conceitual distanciado da prática concebida como limitada a uma
“experiência de si” durante a ação educativa. Por outro lado, as práticas extensionistas permitiram
ampliar o conhecimento da realidade profissional e, paradoxalmente, o exercício de aplicação das
teorias apreendidas no ambiente acadêmico.