Abstract:
O estudo analisa as ações e os princípios emergidos no desenvolvimento de um
projeto de formação continuada numa rede municipal de ensino, à luz da perspectiva
descolonial, como possibilidade de se pensar os processos a partir de um lugar
geoepistêmico. Este movimento pressupõe evidenciar o processamento das construções e
experiências formativas a partir do olhar dos docentes, exercitando modos outros de
produzir sentidos, formas de compreensão e de conhecimentos. No diálogo entre
universidade, via colaboração com um programa de pós-graduação em educação e a
educação básica, destacam-se princípios condutores que têm permitido desenvolver uma
proposta de formação em serviço construída com a rede. A partir das sínteses produzidas,
evidencia-se o papel dos educadores como intelectuais da docência, na profdução de
conhecimentos pedagógicos próprios do campo de atuação profissional, na criação de um
espaço privilegiado de partilha de saberes e de produção do conhecimento, assim como, reconhece-se um movimento essencialmente colaborativo entre os docentes, garantindo o
pertencimento pela adesão voluntária à proposta.