dc.contributor.author |
Silva, Gilberto Ferreira da |
|
dc.contributor.author |
Avanze, Andréa da Silva |
|
dc.contributor.author |
Alves, André Luciano |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-20T00:09:09Z |
|
dc.date.available |
2022-05-20T00:09:09Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.citation |
ALVES, A. L.; AVANZE, A.; SILVA, G. F. O processo de Inclusão na Educação Infantil e a descolonização na formação docente. Form@ção de Professores em Revista, Taquara, RS, v. 1, n. 2, p. 53-73, 2020. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/formacao/article/view/1915/1208. Acesso em: 05 maio 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2933 |
|
dc.description.abstract |
A preocupação com o outro, enquanto sujeito de direitos, nem sempre esteve na
pauta das políticas governamentais da sociedade brasileira. Cada vez mais as
pessoas estão sofrendo a exclusão social com a negligência dos serviços básicos de
saúde, educação, lazer, habitação, entre outros, que afetam seu bem-estar e sua
qualidade de vida. O presente artigo propõe-se a discutir o processo de inclusão na
primeira infância, partindo da escola pública como espaço privilegiado dessa
reflexão. Parte-se de uma revisão das políticas educacionais referentes à educação
especial na escola inclusiva, sob a perspectiva da “nova” Política Nacional de
Educação Especial (PNEE – Decreto nº 10.502/20). Pode-se verificar que, embora a
PNEE enfatize a importância das evidências científicas e busque colocar o professor
e a escola como os vilões desse processo, constata-se que a educação especial, na
perspectiva de uma escola inclusiva e acolhedora, perpassa o esforço conjunto da
família/escola/professor, mas sobretudo com o aporte em termos de recurso
humanos, materiais, condições dignas de trabalho para os professores e
atendimento de qualidade na rede pública de saúde que possibilitem o
desenvolvimento integral do sujeito, por parte do governo enquanto agente público,
que tem a responsabilidade na coordenação das políticas de inclusão oferecendo
condições de sua plena implementação. Além disso, a formação continuada de
professores é um elemento central nesse processo de qualificação do fazer docente
em prol da cidadania. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Form@ção de Professores em Revista |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Educação Especial |
pt_BR |
dc.subject |
Política Nacional de Educação Especial |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Pública |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão Escolar |
pt_BR |
dc.title |
O processo de Inclusão na Educação Infantil e a descolonização na formação docente |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |