DSpace Repository

O processo de Inclusão na Educação Infantil e a descolonização na formação docente

Show simple item record

dc.contributor.author Silva, Gilberto Ferreira da
dc.contributor.author Avanze, Andréa da Silva
dc.contributor.author Alves, André Luciano
dc.date.accessioned 2022-05-20T00:09:09Z
dc.date.available 2022-05-20T00:09:09Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation ALVES, A. L.; AVANZE, A.; SILVA, G. F. O processo de Inclusão na Educação Infantil e a descolonização na formação docente. Form@ção de Professores em Revista, Taquara, RS, v. 1, n. 2, p. 53-73, 2020. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/formacao/article/view/1915/1208. Acesso em: 05 maio 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2933
dc.description.abstract A preocupação com o outro, enquanto sujeito de direitos, nem sempre esteve na pauta das políticas governamentais da sociedade brasileira. Cada vez mais as pessoas estão sofrendo a exclusão social com a negligência dos serviços básicos de saúde, educação, lazer, habitação, entre outros, que afetam seu bem-estar e sua qualidade de vida. O presente artigo propõe-se a discutir o processo de inclusão na primeira infância, partindo da escola pública como espaço privilegiado dessa reflexão. Parte-se de uma revisão das políticas educacionais referentes à educação especial na escola inclusiva, sob a perspectiva da “nova” Política Nacional de Educação Especial (PNEE – Decreto nº 10.502/20). Pode-se verificar que, embora a PNEE enfatize a importância das evidências científicas e busque colocar o professor e a escola como os vilões desse processo, constata-se que a educação especial, na perspectiva de uma escola inclusiva e acolhedora, perpassa o esforço conjunto da família/escola/professor, mas sobretudo com o aporte em termos de recurso humanos, materiais, condições dignas de trabalho para os professores e atendimento de qualidade na rede pública de saúde que possibilitem o desenvolvimento integral do sujeito, por parte do governo enquanto agente público, que tem a responsabilidade na coordenação das políticas de inclusão oferecendo condições de sua plena implementação. Além disso, a formação continuada de professores é um elemento central nesse processo de qualificação do fazer docente em prol da cidadania. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Form@ção de Professores em Revista pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Educação Especial pt_BR
dc.subject Política Nacional de Educação Especial pt_BR
dc.subject Escola Pública pt_BR
dc.subject Inclusão Escolar pt_BR
dc.title O processo de Inclusão na Educação Infantil e a descolonização na formação docente pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account