dc.contributor.author |
Silva, Gilberto Ferreira da |
|
dc.contributor.author |
Rodrigues, Abraham Lincoln de Paula |
|
dc.contributor.author |
Balzano, Otávio Nogueira |
|
dc.contributor.author |
Munsberg, João Alberto Steffen |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-01T21:41:34Z |
|
dc.date.available |
2022-06-01T21:41:34Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.citation |
BALZANO, O. N. et al. O futebol como ferramenta de inclusão social e escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/54835. Acesso em: 5 maio 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3076 |
|
dc.description.abstract |
O Projeto Esporte Social foi desenvolvido em uma escola particular de Porto Alegre visando incluir atletas negros e de classes populares na escola. O objetivo do estudo foi verificar se o futebol pode ser uma ferramenta de inclusão social e escolar. Foi uma pesquisa qualitativa e observacional participativa. O fato dos alunos jogarem futebol facilitou sua aceitação na escola, e o “habitus” adquirido no esporte tornou-os mais seguros e maduros para lidarem com as dificuldades cotidianas. Por fim, conclui-se que o futebol, assim como o esporte em geral, constitui uma ferramenta poderosa no processo de inclusão social e escolar de jovens. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Goiás |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Futebol |
pt_BR |
dc.subject |
Ferramenta |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão social |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão escolar |
pt_BR |
dc.title |
O futebol como ferramenta de inclusão social e escolar. |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |