Abstract:
O presente estudo tem como objetivo analisar a reestruturação curricular realizada no Estado do
Rio Grande do Sul no período do ano de 2011 a 2014, denominado de Ensino Médio Politécnico. Procura compreender em que dimensão esta reestruturação contribuiu para qualificação da educação
pública. O referencial teórico está articulado em três concepções e em suas possíveis aproximações
sendo elas a propostas elaboradas por Karl Marx explicitadas no Materialismo Histórico e Dialético,
nas concepções de Modernidade e Colonialidade, na Descolonialidade do saber e do poder elaboradas
por Aníbal Quijano, da Filosofia da Libertação de Enrique Dussel e nos princípios da Educação Popular concebidos por Paulo Freire. A metodologia de pesquisa utilizada é a concepção dialética da história a partir das análises do referencial teórico, dos documentos emanados pela Secretaria Estadual
da Educação do Estado do Rio Grande do Sul e em resultados de avaliações externas do INEP e do
ENEM ambos vinculados ao MEC e estudos de pesquisadores sobre o tema no nível de mestrado e
doutorado. Os resultados apontam para qualificação desta etapa da Educação Básica. Os índices de
retenção e de abandono obtiveram significativo declínio bem como as avaliações de proficiência como
demonstram os gráficos no estudo.