Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar a proposta pedagógica do Ensino Médio Politécnico,
implantada no Rio Grande do Sul em 2011, na perspectiva da educação intercultural decolonizadora. A
produção dos dados ocorreu em 2014, mediante aplicação de questionário a 658 estudantes e 30
professores coordenadores do Seminário Integrado, em 30 escolas públicas estaduais de ensino médio,
uma de cada cidade-sede de Coordenadoria Regional de Educação da Seduc-RS. Na análise dos dados
e discussão dos resultados utilizaram-se a técnica de análise temática de Gibbs e a análise discursiva
bakhtiniana. Como ancoragem teórica, pressupostos de Catherine Walsh e Vera Candau, com ênfase na
interculturalidade, alicerçaram a pesquisa. Prospectando significações e sentidos nos discursos das
quatro instâncias educacionais analisadas – regulatória, discente, docente e teórica –, constatou-se que:
a proposta pedagógica do Ensino Médio Politécnico tem foco no protagonismo juvenil; o protagonismo
juvenil oportuniza a preparação para a intervenção na realidade; a atuação crítica na sociedade
transforma a realidade; protagonismo e intervenção na realidade são pressupostos da interculturalidade;
a interculturalidade constitui-se em estratégia para a decolonialidade. Confirma-se, pois, que a proposta
pedagógica do Ensino Médio Politécnico tem potencial para ser implementada na perspectiva da
educação intercultural decolonizadora em contexto brasileiro.