dc.contributor.author |
Silva, Gilberto Ferreira da |
|
dc.contributor.author |
Munsberg, João Alberto Steffen |
|
dc.contributor.author |
Balzano, Otávio Nogueira |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-02T14:40:48Z |
|
dc.date.available |
2022-06-02T14:40:48Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
MUNSBERG, J. A. S.; SILVA, G. F.; BALZANO, O. N. Uma proposta pedagógica na perspectiva da decolonialidade. In: CIDI - CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES: COMUNICAÇÃO DIGITAL E FUTUROS POSSÍVEIS 3., 2021, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Anais [...]. Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul: Editora Feevale, 2021. v. 3. p. 285-292. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/dfac4ef3-4ccc-43ba-9707-25a1ffa34add/CIDI%202021.pdf. Acesso em: 13 maio 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3099 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo tem como objetivo analisar a proposta pedagógica do Ensino Médio Politécnico,
implantada no Rio Grande do Sul em 2011, na perspectiva da educação intercultural decolonizadora. A
produção dos dados ocorreu em 2014, mediante aplicação de questionário a 658 estudantes e 30
professores coordenadores do Seminário Integrado, em 30 escolas públicas estaduais de ensino médio,
uma de cada cidade-sede de Coordenadoria Regional de Educação da Seduc-RS. Na análise dos dados
e discussão dos resultados utilizaram-se a técnica de análise temática de Gibbs e a análise discursiva
bakhtiniana. Como ancoragem teórica, pressupostos de Catherine Walsh e Vera Candau, com ênfase na
interculturalidade, alicerçaram a pesquisa. Prospectando significações e sentidos nos discursos das
quatro instâncias educacionais analisadas – regulatória, discente, docente e teórica –, constatou-se que:
a proposta pedagógica do Ensino Médio Politécnico tem foco no protagonismo juvenil; o protagonismo
juvenil oportuniza a preparação para a intervenção na realidade; a atuação crítica na sociedade
transforma a realidade; protagonismo e intervenção na realidade são pressupostos da interculturalidade;
a interculturalidade constitui-se em estratégia para a decolonialidade. Confirma-se, pois, que a proposta
pedagógica do Ensino Médio Politécnico tem potencial para ser implementada na perspectiva da
educação intercultural decolonizadora em contexto brasileiro. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Editora Feevale |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Ensino médio politécnico |
pt_BR |
dc.subject |
Proposta pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Educação intercultural |
pt_BR |
dc.subject |
Decolonialidade |
pt_BR |
dc.title |
Uma proposta pedagógica na perspectiva da decolonialidade. |
pt_BR |
dc.type |
Pesquisa apresentada em evento |
pt_BR |