Abstract:
Esta reflexão tem como objetivo analisar a potencialidade do Ensino Médio Politécnico
como proposta pedagógica inscrita na perspectiva da educação intercultural decolonizadora.
Metodologicamente, trata-se de pesquisa de campo do tipo analítica, com abordagem qualitativa. A
produção dos dados foi realizada em 2014, mediante aplicação de questionário a 658 estudantes e 30
professores coordenadores do Seminário Integrado, em 30 escolas públicas estaduais do Rio Grande
do Sul. Na análise dos dados e discussão dos resultados utilizaram-se a técnica de análise temática de
Gibbs e a análise discursiva bakhtiniana. Como ancoragem teórica, pressupostos de Walsh, dentre
outros, alicerçaram a pesquisa. Prospectando significações e sentidos nos discursos das quatro
instâncias educacionais – regulatória, discente, docente e teórica –, constatou-se que: a proposta
pedagógica do Ensino Médio Politécnico tem foco no protagonismo juvenil; o protagonismo juvenil
oportuniza a preparação para a intervenção na realidade; a atuação crítica na sociedade transforma a
realidade; protagonismo e intervenção na realidade são pressupostos da interculturalidade; a
interculturalidade constitui-se em estratégia para a decolonialidade. Confirma-se, pois, que a proposta
pedagógica do Ensino Médio Politécnico tem potencial para ser implementada na perspectiva da
educação intercultural decolonizadora