dc.contributor.author |
Silva, Gilberto Ferreira da |
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dc.contributor.author |
Fuchs, Henri Luiz |
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dc.contributor.author |
Munsberg, João Alberto Steffen |
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dc.date.accessioned |
2022-06-02T14:51:48Z |
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dc.date.available |
2022-06-02T14:51:48Z |
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dc.date.issued |
2021 |
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dc.identifier.citation |
MUNSBERG, J. A. S.; SILVA, G. F.; FUCKS, H. Uma proposta pedagógica na perspectiva da decolonialidade em contexto brasileiro. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE HUMANIDADES, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO DESAFIOS CONTEMPOR NEOS DAS SOCIEDADES IBERO-AMERICANAS, 4., 2021. Criciuma, Santa Catarina. Anais [...]. Criciuma, Santa Catarina: UNESC, 2021, v. 6., p. 24-32. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3101. Acesso em: 02 jun. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3101 |
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dc.description.abstract |
Esta reflexão tem como objetivo analisar a potencialidade do Ensino Médio Politécnico
como proposta pedagógica inscrita na perspectiva da educação intercultural decolonizadora.
Metodologicamente, trata-se de pesquisa de campo do tipo analítica, com abordagem qualitativa. A
produção dos dados foi realizada em 2014, mediante aplicação de questionário a 658 estudantes e 30
professores coordenadores do Seminário Integrado, em 30 escolas públicas estaduais do Rio Grande
do Sul. Na análise dos dados e discussão dos resultados utilizaram-se a técnica de análise temática de
Gibbs e a análise discursiva bakhtiniana. Como ancoragem teórica, pressupostos de Walsh, dentre
outros, alicerçaram a pesquisa. Prospectando significações e sentidos nos discursos das quatro
instâncias educacionais – regulatória, discente, docente e teórica –, constatou-se que: a proposta
pedagógica do Ensino Médio Politécnico tem foco no protagonismo juvenil; o protagonismo juvenil
oportuniza a preparação para a intervenção na realidade; a atuação crítica na sociedade transforma a
realidade; protagonismo e intervenção na realidade são pressupostos da interculturalidade; a
interculturalidade constitui-se em estratégia para a decolonialidade. Confirma-se, pois, que a proposta
pedagógica do Ensino Médio Politécnico tem potencial para ser implementada na perspectiva da
educação intercultural decolonizadora |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
UNESC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Protagonismo juvenil |
pt_BR |
dc.subject |
Intervenção na realidade |
pt_BR |
dc.subject |
Interculturalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Decolonialidade |
pt_BR |
dc.title |
Uma proposta pedagógica na perspectiva da decolonialidade em contexto brasileiro. |
pt_BR |
dc.type |
Pesquisa apresentada em evento |
pt_BR |