dc.contributor.author |
Jung, Hildegard Susana |
|
dc.contributor.author |
Fossatti, Paulo |
|
dc.contributor.author |
Silva, Louise de Quadros da |
|
dc.contributor.author |
Carvalho, Henrique Jung de |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-02T18:00:45Z |
|
dc.date.available |
2022-06-02T18:00:45Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.citation |
JUNG, H. S. et al. A compreensão do conceito de competência numa educação inovadora: um relato a partir do laboratório de aprendizagem. In: GUNGULA, E. W.; SUAREZ, W.; ARTIGAS, W. (orgs.). Investigar para educar: visões sem fronteiras. Luanda, Angola: High Rate Consulting, 2020, v. 1, p. 41-60. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7794077. Acesso em: 31 maio 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/3116 |
|
dc.description.abstract |
O mundo contemporâneo impõe outro ritmo de vida à sociedade e, consequentemente, a educação também necessita modificar-se. Em Brasil, a nova Base Nacional
Comum Curricular (BNCC) demanda que a aprendizagem
se deve orientar por competências, de forma colaborativa
com as distintas áreas do conhecimento, com o envolvimento da tecnologia e em espaços de experimentação e
de descubrimento, como o laboratório de aprendizagem.
Nesse contexto, o presente artigo tem como objectivo relatar a experiência do desenvolvimento de uma aplicação,
denominada Repositório Criativo, com vista a potencializar o espaço do laboratório de aprendizagem com o uso da
tecnologia para auxiliar aos futuros professores na compreensão do conceito de competência. Por meio da aplicação, se vê facilitada a relação entre as competências, os
recursos, os objectos do conhecimento e as actividades
que serão desenvolvidas. As reflexões têm tido como âncora às ideias de autores como Grandini e Grandini, (2007);
Kishimoto, (2010); Masetto, (2012); Moran, (2007) e outros.
Como resultados parciais, se pode confirmar que os docentes e estudantes de licenciatura vêm facilitado o seu
trabalho de planificação com o uso do Repositório Criativo,
visto que possibilita uma melhor compreensão da mobilização do saber (conhecimentos), do fazer (habilidades) e do
ser (actitudes). |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
High Rate Consulting |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Conceito de competência |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inovadora |
pt_BR |
dc.subject |
Laboratório de aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
A compreensão do conceito de competência numa educação inovadora: um relato a partir do laboratório de aprendizagem. [capítulo de livro] |
pt_BR |
dc.type |
Capítulo de livro |
pt_BR |