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Associação entre a razão cintura/estatura e o desempenho escolar em crianças e adolescentes

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dc.contributor.author Moraes, Carlos Guimarães
dc.date.accessioned 2023-10-20T16:44:17Z
dc.date.available 2023-10-20T16:44:17Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3601
dc.description.abstract O objetivo deste estudo transversal retrospectivo foi avaliar se há associação entre a razão cintura/estatura (RCE) e o desempenho escolar em crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio do Colégio Militar de Porto Alegre, onde a amostra foram todos os alunos matriculados no ano de 2020, de ambos sexos. As variáveis foram recuperadas de um banco de dados existente do estabelecimento de ensino que era composto de dados antropométricos e notas das disciplinas do período de janeiro a dezembro de 2020. A população em estudo foi composta por 922 alunos, com idades entre 11 e 19 anos. A razão cintura/estatura foi considerada alterada se maior ou igual a 0,50 para meninos e maior ou igual a 0,48 para meninas. Dos 922 alunos, 195 (21,1%) apresentaram RCE alterada, sendo 81 (16,7%) meninos e 114 (26,1%) meninas. Houve uma maior prevalência de RCE alterada em meninas e em alunos com maior idade. Além disso, a RCE mostrou uma associação direta com peso (55,0 (48,0 - 62,3); 70,4 (61,0 - 81,0)), circunferência abdominal (CA) (70,0 (64,0 - 75,0); 85,0 (80,0 - 92,0) e índice de massa corporal (IMC) (20,3 (18,4 - 22,0); 26,0 (24,4 - 28,7)). Os alunos com RCE alterada apresentaram nota média menor (7,8; 6,8 - 8,9), em análise univariada, em comparação com os alunos com RCE normal (8,1; 7,1 - 9,2) (p = 0,018). Na análise multivariada, em um modelo que incluiu RCE, idade e sexo, a RCE manteve associação independente com o desempenho escolar (p = 0,046). Substituindo a RCE por IMC ou por CA na análise multivariada, nem IMC (p = 0,165) nem CA (p = 0,155) mantiveram associação independente com a nota média das disciplinas. Em análise de subgrupo selecionando apenas os alunos com RCE alterada, manteve-se a correlação entre RCE e a nota média (rho -0,196; p = 0,006), ou seja, mesmo entre alunos que já apresentam RCE alterada, uma alteração adicional nesta relação correlacionou-se com a redução da nota média. Nós concluímos que a RCE está associada com o desempenho escolar. Futuros estudos são necessários para confirmar a validade desta medida. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher MORAES, C. G. Associação entre a razão cintura/estatura e o desempenho escolar em crianças e adolescentes. 2021. 53 f. Dissertação (mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3601. Acesso em: 20 out. 2023. pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Razão cintura-estatura pt_BR
dc.subject Adolescentes pt_BR
dc.subject Desempenho escolar pt_BR
dc.title Associação entre a razão cintura/estatura e o desempenho escolar em crianças e adolescentes pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Vieira, Gustavo Fioravanti
dc.degree.local Canoas, RS
dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano
dc.publisher.country BR


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