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Introdução: Os transtornos mentais na infância são cada vez mais frequentes e, normalmente,
é na escola que se percebe na criança algum problema no seu desenvolvimento, no que diz
respeito ao aprendizado ou ao comportamento. Diante disso, o profissional que acompanha esta
criança em sala de aula é quem orienta a família a procurar auxílio de um especialista. Porém,
sabendo-se da complexidade do tema, nem sempre este profissional está apto a produzir um
pré- diagnóstico, diante do seu pouco conhecimento sobre características que acompanham os
transtornos mentais. Nem sempre está presente no currículo das licenciaturas formações
específicas na área de transtornos mentais infantis, e quando estão, elas acontecem de forma
rápida, ou até mesmo, são oferecidas em horários em que os profissionais da educação não têm
acesso, devido a suas jornadas de trabalho serem em horários diferenciados. Disponibilizar um
site que contenha informações confiáveis sobre transtornos mentais na infância para fins de
pesquisa, pode auxiliar esses profissionais a identificarem com mais propriedade o que é um
comportamento próprio da criança e o que pode ser um problema no seu desenvolvimento, para
que diante dessas informações esses profissionais possam melhor cuidar dessas crianças.
Objetivo: Para tal o objetivo desta pesquisa é avaliar a usabilidade de um site que contenham
informações sobre o tema transtorno mental, para auxiliar os professores a melhor cuidar de
alunos que possuam algum transtorno. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo
exploratório, de natureza aplicada quantitativa, utilizando dados coletados por meio do
questionário de avaliação da usabilidade de sites, (ZARONI, 2015), adaptado na plataforma
google forms e inserido ao final da página do site a ser avaliado pelo público. O público
selecionado foi composto por acadêmicos do curso de graduação em Pedagogia da
Universidade La Salle em Canoas. Resultados: Participaram desta pesquisa 103 respondentes,
estudantes do curso de pedagogia, atuantes ou não na área da educação, cursando entre o 1º e
8º semestre. Os dados foram coletados através do portal do aluno (LEX) da Universidade La
Salle- Canoas. A análise dos dados foi realizada através do programa estatístico Statistical
Package for Social Sciences (SPSS), versão 22.0. Foi realizada uma análise estatística
inferencial utilizando o teste t de Student para amostras pareadas, com o objetivo de comparar
as pontuações sobre o nível de conhecimento sobre transtornos mentais, antes e depois da
utilização do site pelos respondentes. Conclusão: Os testes indicaram que, antes da utilização
do site, a média de nível de conhecimento dos respondentes sobre transtornos mentais era de
3,039; após a utilização do site a média subiu para 3,777. Logo, os resultados foram
estatisticamente significativos (p<0,005), com uma diferença de 0,7379 entre o nível de
conhecimento sobre transtornos mentais, antes e depois da utilização do site, ou seja, antes da
visualização do site o nível de conhecimento dos respondentes estava entre 60% e após a
visualização aumentou para 75%. |
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