DSpace Repository

Saberes e lugares da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos

Show simple item record

dc.contributor.author Gonçalves, Patrick da Silveira
dc.contributor.author Wittizorecki, Elisandro Schultz
dc.date.accessioned 2023-11-17T16:40:17Z
dc.date.available 2023-11-17T16:40:17Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation GONÇALVES, P. S.; WITTIZORECKI, E. S. Saberes e lugares da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 1, p. 132–149, 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/68490. Acesso em: 17 nov. 2023 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/3700
dc.description.abstract O presente estudo busca compreender o que vem sendo pesquisado, as principais interpretações, os saberes e os lugares ocupados pelo componente curricular da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, foi realizada a busca em periódicos pertencentes à área da Educação Física, com estratos A2, B1 e B2. Com essa revisão, é possível compreender que a Educação Física na EJA ainda percorre um caminho em que os saberes tematizados estão relacionados a uma Educação Física esportivista ou alicerçada na aptidão física voltada à saúde, propostas essas que parecem não dialogar com as premissas da EJA. No entanto, apontamos também experiências recentes que apontam para reflexão da proposição da Educação Física na EJA e de como ela pode contribuir para a tematização das realidades vividas pelos sujeitos da EJA, buscando estar pautada na luta por dignidade, na emancipação e na reparação de direitos que lhes foram negados. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Educação física pt_BR
dc.title Saberes e lugares da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account