Abstract:
Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa em Gestão, Educação e Políticas
Públicas, tendo como objetivo geral discutir as concepções das professoras e dos
professores que atuam no curso do Ensino Médio Integrado (EMI) em Administração,
no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), campus
Manaus Zona Leste (CMZL), sobre a proposta formativa constante no Projeto
Pedagógico do Curso (PPC), descrevendo de que forma tal proposta se efetiva nas
suas práticas pedagógicas cotidianas. O referencial teórico contribui para explanar o
surgimento e a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e
Tecnológica (RFEPCT) no início do século XX, assim como o surgimento do EMI. Os
pilares teóricos desse processo de investigação foram ancorados nos estudos das
autoras e autores que se dedicam a contribuir com as políticas públicas educacionais
voltadas para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), EMI e reformas
educacionais no Brasil, como por exemplo, Ciavatta, Ramos, Moura, Frigotto e
Machado. A metodologia utilizada é de cunho empírico, fazendo uso da técnica de
pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, de natureza aplicada
a um campo de estudo, com aspectos exploratórios-descritivos, adotando como fonte
de coleta de dados, a análise do documento da legislação sobre o Curso do EMI em
Administração, análise documental do PPC do EMI em Administração do CMZL e
aplicação de questionário para as professoras e os professores que atuam no curso,
disponibilizado online. O processo de análise e interpretação dos dados ancora-se na
ferramenta analítica da Análise Textual Discursiva (ATD), com base em Moraes e
Galiazzi (2016), adotando-se como categorias empíricas de análise: (1) Atendimento
à legislação pertinente a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), (2)
Componentes da formação básica e técnica e (3) Práticas integradoras. A pesquisa
permitiu concluir, dentre outros aspectos, que o PPC (2019) atende parcialmente às
sinalizações da legislação educacional pertinente à EPTNM, de acordo com a
Resolução No. 6/2012 do Conselho Nacional de Educação (CNE), referente às
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível
Médio (DCNEPTNM), especificamente em seu artigo 20, incisos IV e VIII. Percebe-se
que o PPC (2019) apresenta uma concepção pedagógica ancorada na proposta
filosófica e pedagógica do EMI, fundamentada na formação humana integral. Conclui,
ainda, que os sujeitos investigados possuem uma compreensão parcial da proposta
filosófica, pedagógica, política e metodológica do EMI e que mesmo o PPC (2019)
abordando as várias possibilidades de integração, a maioria dos sujeitos investigados
não conseguem identificar práticas integradoras e interdisciplinares.