Abstract:
Os filmes do universo Marvel, Pantera Negra (2018) e Pantera Negra: Wakanda para
Sempre (2022) podem desempenhar um papel importante na análise de conceitos
de Relações Internacionais (RI), servindo como uma ferramenta educativa
interessante. Ao explorar temas complexos e divergentes, essas produções têm o
potencial de fomentar o pensamento crítico entre estudantes de RI, estimulando
discussões e reflexões sobre questões contemporâneas. Diante desse contexto, o
presente relatório da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tem
como objetivo relatar a experiência da elaboração de uma sequência didática para
compreensão de definições básicas de RI promovendo a análise crítica, a partir
dessa contextualização baseados nas obras Pantera Negra. A metodologia segue os
preceitos da sequência didática (SD) proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly
(2004), e inclui atividades organizadas em três módulos, abordando a concepção de
Estado, segundo Max Weber (1982), as organizações internacionais com foco na
atuação da ONU, e a teoria dos níveis de poder conforme Joseph Nye (2004).
Conclui-se que essa proposta de sequência didática representa uma oportunidade
de análise e aprofundamento dos fundamentos de Relações Internacionais.
Ademais, oferecem um ponto de partida para outras abordagens que incorporam
elementos da cultura popular, contribuindo para um aprendizado mais abrangente,
dinâmico e significativo.