Abstract:
O contato com a natureza e as experiências proporcionadas pelos pais têm grande influência
na forma como as crianças percebem o meio ambiente. Este estudo tem como objetivo
investigar como as crianças percebem a natureza e de que maneira as vivências mediadas
pelos pais influenciam esse entendimento. Os objetivos específicos incluem mapear as
vivências proporcionadas pelos pais no contexto natural, analisar o impacto dessas vivências
no sentimento de pertencimento e conexão com o meio ambiente, e descrever o entendimento
das crianças sobre o conceito de natureza. A pesquisa, de natureza qualitativ e caracter
explorativo envolveu 18 crianças, com idades entre 5 e 6 anos, matriculadas em duas escolas
de educação infantil no município de Canoas, RS, sendo 10 do sexo feminino e 8 do sexo
masculino. Participaram também 18 responsáveis que compartilharam as percepções das
crianças sobre as interações com a natureza. Os resultados mostraram que há um déficit de
contato com o ambiente natural, com muitas delas passando a maior parte do tempo livre em
atividades relacionadas ao uso de telas. Observou-se que a interação com a natureza
promovida pelos pais aumenta ou diminui o sentimento de pertencimento e conexão com o
meio ambiente. Conclui-se que as vivências proporcionadas pelos pais são essenciais para
fomentar uma maior ou menor conexão das crianças com o meio ambiente. Este estudo,
embora preliminar, apresenta resultados de uma parte de um grande estudo que abrange as
cinco regiões do país, oferecendo uma perspectiva inicial sobre como as experiências
familiares influenciam a relação das crianças com o ambiente natural.