Abstract:
O investimento e o desenvolvimento de sistemas e pesquisas sobre tecnologia em IA vêm sendo bem acentuados nos últimos anos. Conforme o relatório publicado pela Universidade de Stanford, Artificial Intelligence Index Report (2022), somente em 2021 foram investidos US$11 bilhões em pesquisas e inovação com foco na área da saúde, com previsão de novos investimentos que podem chegar a US$1 trilhão até 2032. Devido a isso, também devem ser feitos investimentos no ensino, para que todos os profissionais e alunos possam entender o que é a inteligência artificial e como essa tecnologia funciona, desde o básico até o avançado, de maneira fácil e sem muitos termos técnicos, pois o foco é alcançar pessoas que são da área da saúde, mas que não possuem de forma abrangente as características técnicas da área de tecnologia e sobre inteligência artificial.
Objetivo: criar ferramentas educacionais que possam auxiliar no entendimento dessas novas tecnologias que estão surgindo.
Método: essa pesquisa desenvolveu duas ferramentas educativas com o intuito de difundir o conhecimento sobre tecnologia na saúde e, com isso, diminuir os impactos que talvez sejam negativos que ela possa causar.
Resultados: foi criado um curso profissionalizante com 4 módulos, nos quais o aluno vai conhecer o histórico da inteligência artificial, os tipos de aprendizado que existem e como eles funcionam, além da importância dos dados para o aprendizado. O aluno também conhecerá alguns tipos de inteligência artificial já existentes e participará de debates sobre casos de uso de IA. Além do curso, também foi desenvolvido um podcast, para que esse conhecimento seja difundido por meios digitais, alcançando o máximo de pessoas possível e disseminando cada vez mais informações sobre essas tecnologias inovadoras para a área da saúde.