dc.description.abstract |
O desenvolvimento humano é um processo contínuo de transformações ordenadas que
ocorrem ao longo da vida. O desenvolvimento motor de crianças ocorre de forma
bidimensional, em uma relação entre idade e habilidades motoras. A criança constrói o
seu conhecimento através de experiências, relações sociais e culturais em que estão
inseridas, e as práticas de atividades físicas contribuem para o desenvolvimento motor,
principalmente com a atividade planejada considerando as faixas etárias e limites.
Neste estudo foi utilizado o ensaio clínico randomizado por cluster para avaliar a
metodologia da caravana da educação infantil. A caravana é uma metodologia
construtivista que tem como objetivo o desenvolvimento integral de crianças, com foco
no desenvolvimento motor através da utilização de 05 passos sequenciais que criam a
interação entre o ambiente, a participação ativa das crianças e as orientações de um
professor.
Foram avaliadas 112 crianças de uma escola municipal, com idade de 05 anos, divididas
em grupo controle e grupo intervenção. O teste da bateria psicomotora (BPM) foi aplicado
e reaplicado, de forma cega, no início e final do estudo, e no intervalo de oito semanas.
A intervenção foi aplicada 2x na semana, por 8 semanas. O grupo controle manteve aulas
normais, com a “hora do movimento” no período.
Os resultados mostraram que os dois grupos (grupo controle n=46; grupo intervenção
n=66), na análise do teste χ
2
não houve diferença significativa (p=0,511) no escore inicial
entre os grupos no ponto de corte 14, das categorias dispráxico e normal. Houve
diferenças significativas nos escores inicial e final da BPM em ambos os grupos
(p<0,0001), com crianças do grupo intervenção passando de 75,7% dispráxicas para
98,5% de crianças normais, e destas ainda houve um incremento de 22,8% para a
classificação boa. No grupo intervenção, 06 fatores da BPM mudaram acima de 89%,
com melhoria na noção temporal e praxia motora fina das crianças. Os resultados da GEE
demonstraram que os escores motores avaliados pelo teste da BPM estavam
significativamente associados com a intervenção, com uma variação média de 3,16
pontos BPM, ao longo do tempo, analisado pela GEE entre os 02 grupos, com o grupo
intervenção com melhoria de 19% de mudança de crianças com dispraxias para escore de
normalidade.
O estudo focou em crianças na idade de 05 anos, e sem deficiências física/intelectual,
sendo fundamental considerar estas características, pois a educação infantil é inclusiva.
As habilidades motoras das crianças que receberam a metodologia da caravana
melhoraram em apenas 08 semanas de aplicação, a coordenação, agilidade e equilíbrio.
Dessa forma, verifica-se que a continuidade do uso da metodologia da caravana pode
favorecer o desenvolvimento motor infantil, pois ela traz intencionalidade nas atividades,
apoiando o planejamento de professores. |
pt_BR |