Abstract:
Para que haja um ótimo desenvolvimento, sobretudo, na infância é necessária a
promoção de hábitos alimentares que contribuam para a qualidade de vida. No
contexto relacionado à saúde das crianças, a qualidade de vida é abordada como um
indicador do estado geral de saúde e bem-estar. Desse modo, o acesso à alimentação
saudável e interligada com as necessidades nutricionais básicas vem sendo uma das
preocupações voltadas à qualidade de vida das crianças. Os estudantes da educação
básica têm direito a uma alimentação saudável nas instituições de ensino, pois a
escola é um espaço de conhecimento e discussões e deve promover momentos de
reflexões sobre a saúde coletiva e a alimentação adequada dos educandos. Dessa
forma, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a relação de hábitos alimentares e a
obesidade em alunos da Escola Estadual Brigadeiro João Telles Ribeiro, Manaus
(AM). A partir disso, os seguintes objetivos específicos (e suas respectivas
metodologias) utilizaram a metodologia quali-quantitativa: i) Levantar dados
antropométricos (IMC) dos estudantes dos estudantes junto à SEDUC; ii) Avaliar os
hábitos alimentares de alunos dentro do ambiente escolar, a partir da dieta ofertada,
qual cada aluno da amostra será acompanhado; iii) Avaliar os hábitos alimentares
domiciliares por meio de entrevista junto aos alunos; iv) Avaliar a relação entre os
dados antropométricos (IMC) e hábitos alimentares dos estudantes através de teste
estatístico; v) Desenvolver uma oficina sobre hábito alimentares, com foco em
professores e alunos. Os 52 estudantes foram categorizados em três classes (eutrofia,
sobrepeso e obesidade). Grande parte dos estudantes, no período analisado,
estavam em eutrofia. Os estudantes nas categorias sobrepeso e obesidade
demonstraram uma tendência maior à repetição de porções de alimentos de alta
densidade calórica durante as refeições oferecidas pela escola. A análise estatística
revelou uma diferença significativa entre as categorias e a soma das porções
consumidas no refeitório. A obesidade infantil é uma condição multifatorial,
influenciada por fatores genéticos, comportamentais, sociais, econômicos e
ambientais. Este estudo reforça que o estado nutricional dos estudantes está
relacionado não apenas aos hábitos alimentares individuais, mas também ao
ambiente familiar, às condições socioeconômicas e ao ambiente escolar.