Abstract:
Introdução: As imunizações representam um dos maiores avanços tecnológicos na
saúde, sendo essenciais para a promoção da saúde e prevenção de doenças
imunopreveníveis, com destaque para o sucesso do Programa Nacional de Imunizações
(PNI) no Brasil. No contexto atual, o PNI enfrenta desafios como a hesitação vacinal e a
desinformação, buscando soluções por meio de sistemas de informação e estratégias
educativas para ampliar a cobertura vacinal e fortalecer a saúde pública. Objetivo: O
principal objetivo deste estudo foi avaliar a cobertura vacinal e os possíveis fatores
associados entre acadêmicos e servidores de uma universidade pública localizada na
Região Norte do Brasil. Métodos: Trata-se de um estudo transversal que avaliou a
cobertura vacinal e fatores associados em uma amostra composta por acadêmicos e
servidores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A coleta de dados foi
realizada por meio de um questionário on-line, aplicado entre os meses de julho e
outubro de 2024. O instrumento de pesquisa incluiu questões sociodemográficas,
avaliação do status vacinal dos participantes (incluindo imunização contra a
COVID-19) e a aplicação da Escala de Hesitação Vacinal para vacinas COVID-19
(VHS-COVID-19). Os dados foram analisados descritivamente e por meio de regressão
de Poisson, estimando razões de prevalência e intervalos de confiança de 95%.
Resultados: Um total de 120 participantes responderam ao questionário on-line, sendo
62 estudantes e 58 servidores. A hesitação vacinal foi baixa, ocorrendo em 5,8% dos
participantes, sem diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos. Apesar
de 97,5% dos respondentes terem declarado possuir a caderneta de vacinação, apenas
79,5% relataram ter recebido todas as vacinas recomendadas pelo PNI para a população
adulta. Além disso, foi demonstrado que acompanhar campanhas de vacinação da
Universidade foi associado a uma probabilidade 27% maior de estar com a vacinação
completa na análise de regressão multivariada, indicando a importância do alcance das
campanhas para a adesão vacinal. Esses dados revelam uma lacuna importante na
adesão às recomendações de vacinação para a população adulta, mesmo em um
ambiente acadêmico. Conclusões: O estudo evidencia a necessidade de estratégias
contínuas de educação em saúde e campanhas de conscientização voltadas para o
público universitário, visando aumentar a adesão à vacinação.