Abstract:
A presente pesquisa buscou realizar uma comparação entre os impactos ambientais relativos ao meio físico, positivos e negativos, preditos na fase de planejamento da BR-448 (Rodovia do Parque) e aqueles registrados na fase de implantação da mesma. Para isso, foi analisada a eficácia da previsão de impactos
ambientais, objetivando subsidiar trabalhos futuros e contribuir com a melhoria contínua do processo. Os impactos previstos na fase de planejamento referem-se a pesquisas em dados secundários, conhecimento e experiência na região dos técnicos envolvidos. Mas a certeza quanto à ocorrência dos mesmos só pode ser concretizada após análise dos dados de impactos registrados no período de
implantação do empreendimento. Foram consultados o Estudo de Impacto Ambiental (fase de planejamento) e os relatórios elaborados semestralmente pela equipe de Gestão Ambiental e submetidos ao órgão ambiental (fase de implantação). Nos dados consultados foram encontradas frequentemente ações geradoras (aspectos ambientais), mas raramente impactos ambientais, por isto os mesmos foram identificados em uma tabela com base nas ações geradoras, registro fotográfico e bibliografias de apoio. Os resultados mostraram quais os segmentos da rodovia receberam o maior número de registros de impactos, qual o período no qual os impactos se intensificaram, quais os programas ambientais registraram maior número de impactos, além da abrangência espacial dos mesmos que pode ser
conferida através do georreferenciamento. As comparações entre os impactos ambientais e ações geradoras (também comparadas já que foram de relevante importância no processo) foram realizadas utilizando-se os métodos de Listagens Simples e Lista descritiva. Os principais resultados mostraram que 31,67% das ações geradoras e 41,38% registradas no período de implantação estavam
estimadas na fase de planejamento.