Abstract:
Empreendimentos rodoviários estão entre os maiores responsáveis pelo incremento
da fragmentação florestal, resultando em barreiras à mobilidade de indivíduos de
espécies selvagens. Conhecer a realidade dos locais de implantação destes
empreendimentos para traçar estratégias de minimização de impactos e
recuperação ambiental torna-se fundamental. Neste sentido o objetivo deste estudo
foi analisar a fragmentação florestal na área de entorno do empreendimento de
implantação da BR-392 com 245 km de extensão, entre os municípios de Santa
Maria e Santo Ângelo no Rio Grande do Sul. O mapeamento foi realizado sobre
imagens de satélite Landsat-8, por meio de digitalização dos remanescentes
florestais utilizando o software ArcGis 9.3. Para as análises de métricas da paisagem
foi utilizada a extensão V-Late e para analise da conectividade funcional da
paisagem foi utilizado o software Conefor Sensinode. Quantificou-se 2.176
fragmentos florestais, correspondendo a 15,87% da área de estudo de 240.324 ha.
Destes, 124 são diretamente impactados pelo traçado do empreendimento. A Classe
de tamanho F1 (< 5,0 ha) apresentou maior quantidade de fragmentos. A Classe F3
(> 50,0 ha) apresentou maior área de cobertura florestal. De acordo com os
resultados obtidos através das métricas, observou-se que a área encontra-se
bastante fragmentada e os fragmentos pequenos foram considerados de extrema
importância por representarem pontos de ligação entre a paisagem, intermediando
as interações entre fragmentos de áreas maiores. Os valores do Índice Integral de
Conectividade (IIC) variaram de 0 a 24, sendo obtida média de 0,098 para a área de
estudo, mostrando o predomínio de baixa conectividade entre as manchas de
vegetação. O IIC evidenciou a importância da realização de trabalhos de
restauração de áreas degradadas como tentativa de melhoria na rede de
conectividade na região estudada.