Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/1121
Authors: | Vargas Ferreira, Rita de Cassia Souza de |
Title: | A gestão em escolas multisseriadas: facetas da educação em outros contextos |
Keywords: | Escola do campo;Escolas Multisseriadas;Gestão Escolar |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Universidade La Salle |
Abstract: | Esta dissertação analisa a gestão em escolas multisseriadas situadas no contexto do campo. A investigação desenvolvida tem como objetivos específicos identificar os atores envolvidos no contexto da escola multisseriada que estão envolvidos no processo de gestão; conhecer os processos e dispositivos de gestão presentes nas escolas multisseriadas; analisar as relações estabelecidas para a consecução da gestão escolar nesta modalidade educativa. Como norteadores teóricos das temáticas escolas multisseriadas e gestão escolar ressalta-se Hage (2014), Cardoso e Jacomeli (2010), Martins (2015), Molina e Freitas (2011), Lück (2000,2006,2009), Libâneo (2009) e Portela e Atta (2007). Foram realizadas pesquisas relativas à produção científica concernente ao objeto da investigação no banco de dados do Portal de Periódicos do SCIELO, EBSCO e no Banco de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. A investigação qualitativa de cunho exploratório, foi desenvolvida em cinco escolas multisseriadas da região denominada Rota das Terras (RS), a partir de entrevistas, observação participante, fotografias e documentos, analisados sob a perspectiva da hermenêutica. Como resultados da pesquisa, salienta-se a expressiva participação da comunidade na escola – em atividades pedagógicas e administrativas, o restrito acompanhamento pedagógico aos professores pelas secretarias municipais de Educação, a prevalência da seriação no contexto multisseriado e a gestão é exercida pelos professores em espaços e tempos suplementares à sala de aula. Salienta-se a importância de novos estudos que contemplem a construção da modalidade multisseriada, considerando suas potencialidades e desafios enquanto proposta pedagógica, numa perspectiva não hegemônica de Educação. |
metadata.dc.contributor.advisor: | Ziliotto, Denise Macedo |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rcsvferreira.pdf | 2.78 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.