Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1224
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBohn, Plácio José-
dc.date.accessioned2019-11-01T22:59:21Z-
dc.date.available2019-11-01T22:59:21Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/1224-
dc.description.abstractThis paper aims to retrieve a little the culture patrimony of the mozambican people: the learnings and practices in tradition, its production and transmission. Applying for Bosi’s concept of memory the author makes an analysis of the letters, photographs and of the four living years of remembrance-memory in which he worked as a lassalian missionaire in the education of Beira and Mangunde (2003-2006), Central region of the African southeast country. Using the authors: Hampêtá Bâ, Couto, Cezerilo, Bhabha, Oliveira, Lopes and others, dialogues with culture, with the identity and with the Mozambican traditions of the Sofala Province passing by their cultural demonstration, idea of person and African time, familiar and social organization, the religion and rites of passage. Throughout the research the drums are used as universal language to make a rensom of the memory on account of the drums are being present in all moments and situations of life, in rites and in ceremonies. The investigation highlights that the educative extent of the learnings and practices are in the daily speaking, headlining the elder wisdom and the ancestors presence in the production and transmission.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário La Sallept_BR
dc.subjectTraditional learnings and practiceen
dc.subjectEducation and cultureen
dc.subjectOralen
dc.subjectMozambiqueen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSaberes e práticas tradicionaispt_BR
dc.subjectEducação e culturapt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectMoçambiquept_BR
dc.titleQuando tocam os tambores: saberes e práticas nas tradições Moçambicanaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorSilva, Gilberto Ferreira dapt_BR
dc.degree.localCanoas, RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação procura resgatar um pouco do patrimônio cultural do povo moçambicano: os saberes e as práticas nas tradições, sua produção e transmissão. Usando o conceito de memória de Bosi, o autor faz uma análise das cartas, das fotografias e da memória-lembrança dos quatro anos que atuou como missionário lassalista na educação de Beira e de Mangunde (2003-2006), região central daquele país do sudeste africano. Utilizando-se de autores como Hampêtá Bâ, Couto, Cezerilo, Bhabha, Oliveira, Lopes e outros, dialoga com a cultura, com a identidade e com as tradições moçambicanas da Província de Sofala, perpassando suas manifestações culturais, noção de indivíduo e de tempo africano, a organização social e a família, a religião e os ritos de passagem. Ao longo da pesquisa usa os tambores como linguagem universal para fazer o resgate desta memória, por estes estarem presentes em todos os momentos e situações da vida, nos ritos e nas cerimônias. A investigação realça que a dimensão educativa dos saberes e das práticas está dentro do cotidiano da oralidade, com destaque para a sabedoria dos anciãos e a presença dos antepassados na produção e na transmissão.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pjbohn.pdf7,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.