Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/1224
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bohn, Plácio José | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-01T22:59:21Z | - |
dc.date.available | 2019-11-01T22:59:21Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/1224 | - |
dc.description.abstract | This paper aims to retrieve a little the culture patrimony of the mozambican people: the learnings and practices in tradition, its production and transmission. Applying for Bosi’s concept of memory the author makes an analysis of the letters, photographs and of the four living years of remembrance-memory in which he worked as a lassalian missionaire in the education of Beira and Mangunde (2003-2006), Central region of the African southeast country. Using the authors: Hampêtá Bâ, Couto, Cezerilo, Bhabha, Oliveira, Lopes and others, dialogues with culture, with the identity and with the Mozambican traditions of the Sofala Province passing by their cultural demonstration, idea of person and African time, familiar and social organization, the religion and rites of passage. Throughout the research the drums are used as universal language to make a rensom of the memory on account of the drums are being present in all moments and situations of life, in rites and in ceremonies. The investigation highlights that the educative extent of the learnings and practices are in the daily speaking, headlining the elder wisdom and the ancestors presence in the production and transmission. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário La Salle | pt_BR |
dc.subject | Traditional learnings and practice | en |
dc.subject | Education and culture | en |
dc.subject | Oral | en |
dc.subject | Mozambique | en |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Saberes e práticas tradicionais | pt_BR |
dc.subject | Educação e cultura | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Moçambique | pt_BR |
dc.title | Quando tocam os tambores: saberes e práticas nas tradições Moçambicanas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Silva, Gilberto Ferreira da | pt_BR |
dc.degree.local | Canoas, RS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação procura resgatar um pouco do patrimônio cultural do povo moçambicano: os saberes e as práticas nas tradições, sua produção e transmissão. Usando o conceito de memória de Bosi, o autor faz uma análise das cartas, das fotografias e da memória-lembrança dos quatro anos que atuou como missionário lassalista na educação de Beira e de Mangunde (2003-2006), região central daquele país do sudeste africano. Utilizando-se de autores como Hampêtá Bâ, Couto, Cezerilo, Bhabha, Oliveira, Lopes e outros, dialoga com a cultura, com a identidade e com as tradições moçambicanas da Província de Sofala, perpassando suas manifestações culturais, noção de indivíduo e de tempo africano, a organização social e a família, a religião e os ritos de passagem. Ao longo da pesquisa usa os tambores como linguagem universal para fazer o resgate desta memória, por estes estarem presentes em todos os momentos e situações da vida, nos ritos e nas cerimônias. A investigação realça que a dimensão educativa dos saberes e das práticas está dentro do cotidiano da oralidade, com destaque para a sabedoria dos anciãos e a presença dos antepassados na produção e na transmissão. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
pjbohn.pdf | 7,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.