Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1226
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Alda Moura dospt_BR
dc.date.accessioned2019-11-04T23:13:43Z-
dc.date.available2019-11-04T23:13:43Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/1226-
dc.description.abstractQuesta relazione analizza il Programma di Laurea in Educazione Popolare della AEC-RS e ha come appoggio interpretativo la Storia della Vita di un’educatrice sociale popolare. La ricerca valuta la contribuizione della AEC-RS nella formazione di educatori sociali popolari e l’influenza dell’educatrice intervistata nella costruzione e nell’esecuzione delle pratiche pedagogiche. Il capitolo due tratta del percorso teorico-metodologico, abborda questioni orientate al lavoro, procedimenti e strumenti delle ricerche come la tecnica nella storia della vita, la ricerca narrativa, con maggiore attenzione alla soggettività, al quotidiano e alla memoria, documentata nel metodo etnologico, con referenze di generi. I capitoli tre e quattro rappresentano la storia della vita dell’educatrice Dilecta Todeschini. Il capitolo cinque analizza teoricamente la pratica dell’Educazione Popolare nella formazione degli educatori sociali popolari, considerando l’educazione in maniera ampliata e specificatamente, la visione dell’ Educazione Cattolica nel Brasile dell’Educazione nella AEC-RS, dove si visualizzano l’Educazione Popolare e le Pratiche di Formazione. Lavora l’Educazione Popolare nella traiettoria della AEC, fa un analisi storico della situazione dell’Educazione Popolare, sue relazioni con i movimenti sociali e con la Teologia della Liberazione. Il capitolo sei rappresenta alcune considerazioni finali che enfatizzano gli aspetti verificati e aguzzano i temi da approfondire, consapevole di che, in un lavoro di dissertazione avente come obbiettivo la storia della vita relazionata ad una pratica pedagogica popolare, niente sarà mai totalmente terminato, rappresenta appena alcune deposizioni, messaggi e omaggi prestati dalla comunità alla professoressa Dilecta. La dissertazione scritta durante gli ultimi mesi di vita da Dilecta e conclusa dopo la sua morte, ci permette di dire: Dilecta ha vinto la morte, ha vinto il suo ultimo oppressoreita
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário La Sallept_BR
dc.subjectEducazione popolareita
dc.subjectStoria della vitaita
dc.subjectMemorieita
dc.subjectEducatori sociali popolariita
dc.subjectAEC – Associazione di educazione cattolicaita
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectHistória de vidapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectEducadores sociais popularespt_BR
dc.subjectAEC - Associação de Educação Católicapt_BR
dc.titleMemória viva de educadores sociais populares: reflexões pedagógicas sobre a prática de formação em educação popular na AEC a partir da história de vida da Prof. Dilecta Todeschinipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorPauly, Evaldo Luispt_BR
dc.degree.localCanoas, RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação analisa o Programa de Formação em Educação Popular da AEC-RS e tem como eixo interpretativo a História de Vida de uma educadora social popular. Busca avaliar a contribuição da AEC-RS na formação de educadores sociais populares e a influência da educadora entrevistada na construção e execução das práticas pedagógicas. O capítulo dois trata do percurso teórico-metodológico, aborda questões norteadoras do trabalho, procedimentos e instrumentos de pesquisa como a técnica da história de vida, a pesquisa narrativa, com destaque à subjetividade, ao cotidiano e à memória, fundamentada no método etnográfico, com referenciais de gênero. Os capítulos três e quatro apresentam a história de vida da educadora Dilecta Todeschini. O capítulo cinco analisa teoricamente a prática da Educação Popular na formação de educadores sociais populares, conceituando a educação de forma ampla, e, especificamente, a visão da Educação Católica no Brasil, da Educação na AEC-RS, onde se visualiza a Educação Popular e as Práticas de Formação. Trabalha a Educação Popular na trajetória da AEC, faz uma análise histórico-conjuntural da Educação Popular, sua relação com os movimentos sociais e com a Teologia da Libertação. O capítulo seis apresenta algumas considerações finais que enfatizam aspectos constatados e apontam tópicos a serem aprofundados, ciente de que, num trabalho de dissertação que tem por objeto a história de vida relacionada a uma prática pedagógica popular, nunca será totalmente concluído, apresenta alguns depoimentos, mensagens e homenagens prestadas pela comunidade à professora Dilecta. A dissertação escrita durante os últimos meses de vida da Dilecta e concluída após sua morte, permite dizer: Dilecta venceu a morte, venceu seu último opressor.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
amsantos.pdf4,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.