Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1271
Autor(es): Oliveira, Simone Maroso de
Título: Arte-educação - concepções e práticas de professores na rede municipal de educação de Estância Velha/RS
Palavras-chave: Arte-educação;Concepções;Práticas;Professoras
Data do documento: 2012
Editor: Centro Universitário La Salle
Resumo: Este trabalho se trata de uma dissertação do Mestrado em Educação do UNILASALLE, vinculada à Linha de Pesquisa “Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação”. Assumindo a indissociabilidade entre cotidiano, pesquisa e formação, e compreendendo que toda pesquisa envolve o conjunto de valores, ideologias, concepções de homem e de mundo do pesquisador e de seus interlocutores, dispõese a investigar aquilo que diz respeito mais diretamente à autora: a arte-educação. Busca-se compreender algumas das concepções de arte-educação que predominam entre professoras da Rede Municipal de Educação da cidade de Estância Velha/RS e de que forma essas concepções podem interferir nas práticas pedagógicas de seu dia a dia. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito professoras, questionando: Quais são as concepções de arte e de arte-educação que elas possuem? Como desenvolvem sua prática docente? Quais os desafios que encontram na disciplina de arte e como os resolvem? A arte-educação ajuda e faz alguma diferença na vida dos alunos e prepara para outras profissões? Como as outras professoras, a direção e a Secretaria de Educação veem a arte-educação? Como é a estrutura e como são os materiais utilizados na escola em relação à disciplina de arte? Como são as formações oferecidas em arte? A análise propriamente dita envolveu o levantamento dos principais conteúdos surgidos das entrevistas e a consequente busca por interpretar, a partir da possível proveniência de tais discursos, os significados predominantes (concepções) atribuídos ao ensino de arte e suas possíveis repercussões sobre a prática pedagógica. São variados os sentidos atribuídos à arte-educação e as repercussões disso sobre as práticas. De modo geral, este estudo inventaria esses sentidos e serve como indiciário do percurso de (trans)formação da autora como arte-educadora.
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

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