Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/1436
Authors: | Chitolina, Renati Fronza |
Title: | A robótica educativa e a construção do conhecimento pedagógico na formação inicial de professores |
Keywords: | Conhecimento pedagógico;Prática pedagógica;Robótica educativa;Tomada de consciência;Construção do conhecimento |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Universidade La Salle |
Citation: | CHITOLINA, Renati Fronza. A robótica educativa e a construção do conhecimento pedagógico na formação inicial de professores. 2020. 128 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Dispoinivel em: http://hdl.handle.net/11690/1436.Acesso em: 04 jan. 2021. |
Abstract: | Esta tese apresenta como tema a construção do conhecimento pedagógico em um ambiente de aprendizagem com robótica educativa. A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, através da Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens, e Tecnologias na Educação. A tese é desenvolvida no contexto do grupo de pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade (COTEDIC UNILASALLE/CNPq) e parte do problema: Como a robótica educativa contribui para a construção do conhecimento pedagógico dos professores em formação inicial? O objetivo consiste em compreender a tomada de consciência do professor em formação sobre a construção do conhecimento pedagógico, por meio da configuração de um ambiente de aprendizagem com robótica educativa. Essa pesquisa foi desenvolvida na forma de pesquisa ação, a partir de práticas pedagógicas em um grupo de estudos com estudantes do Curso de Pedagogia. A prática pedagógica, desenvolvida, sob a perspectiva epistemológica construtivista piagetiana, contribuiu para a produção dos dados, destacando: a contextualização por meio da contação de histórias, a construção de robôs, a análise e sistematização de aprendizagens, a tomada de consciência sobre o que não se sabe e a ampliação da relação sujeito e objeto. A pesquisa defende a tese de que a robótica educativa constitui-se como um ambiente de aprendizagem com potencialidade para a construção do conhecimento pedagógico de professores em formação, por meio das interações entre sujeitos de aprendizagem, sujeitos de aprendizagem e objetos de conhecimento, sujeitos e o ambiente de aprendizagem, essenciais para o desenvolvimento da prática pedagógica, provocando a reflexão sobre o fazer e compreender para a tomada de consciência. |
metadata.dc.contributor.advisor: | Backes, Luciana |
metadata.dc.contributor.advisorco: | Casagrande, Cledes Antonio |
Appears in Collections: | Tese (PPGE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rfchitolina.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.