Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1605
Autor(es): Assis, Silvania Lúcia Chaves
Título: O livro didático como recurso formador docente na educação infantil
Palavras-chave: Livro didático;Formação continuada de professores;Educação infantil
Data do documento: 2020
Editor: Universidade La Salle
Citação: ASSIS, Silvania Lúcia Chaves. O livro didático como recurso formador docente na educação infantil. 2020. 145 f. Dissertação (mestrado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em:http://hdl.handle.net/11690/1605. Acesso em: 06 abr. 2021.
Resumo: O presente trabalho foi realizado na Linha de Pesquisa “Formação de professores, teorias e práticas e práticas educativas” e encontrou apoio nos estudos e discussões promovidos pelo Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (GPEI) da Universidade La Salle. Este estudo se debruça sobre a análise dos limites e influência do uso do livro didático como “modelo” de formação docente na educação infantil. Pretende verificar, também, qual a concepção e a contribuição do livro didático para os docentes deste nível de ensino, buscando compreender o papel das coleções didáticas no trabalho cotidiano desses profissionais. Para a realização de nossos objetivos, recorremos, como metodologia de pesquisa, a um estudo de caso. A produção dos dados foi realizada através de entrevistas qualitativas e semiestruturadas com seis professoras, integrantes do corpo docente da educação infantil de uma escola do município de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte – Minas Gerais. Essa instituição utiliza o livro didático em suas atividades docentes há mais de 30 anos. Os resultados obtidos indicaram que, para esse grupo de professoras, o livro didático é um instrumento de direção e orientação das práticas docentes, melhorando a compreensão dos conteúdos e conceitos a serem estudados; afirmam que o manual do professor é uma referência e suporte teórico para o planejamento pedagógico, com propriedade de ser um material unificador da ação docente. O estudo também demonstrou que o material didático comumente não é objeto de crítica, servindo como um material de apoio para a ação pedagógica. Por outro lado, as educadoras afirmam utilizar outros recursos em seu planejamento, o que revela certa autonomia na relação com o que é oferecido pelo livro didático.
Descrição: O presente trabalho pretende dar foco à formação continuada dos professores da educação infantil (EI), tendo como recorte a sua prática docente na utilização de livros didáticos neste nível de ensino.
Orientador(es): Silva, Gilberto Ferreira da
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
slcassis.pdfOpen Access1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.