Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/1831
Authors: Wagner, Daiane Letícia
Title: O caráter impenhorabilidade da aposentadoria pode ser relativizado para fins de garantia da execução de verba de natureza alimentar
Keywords: Penhora;Aposentadoria;Execução de Alimentos
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade La Salle
Citation: WAGNER, D. L. O caráter impenhorabilidade da aposentadoria pode ser relativizado para fins de garantia da execução de verba de natureza alimentar . 2018. 15 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Direito) - Universidade La Salle, Canoas, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1831. Acesso em: 16 jul. 2021.
Abstract: O presente artigo tem como objetivo analisar a possibilidade da penhora de aposentadoria na execução de alimentos, sendo ela integral ou parcial. A prestação alimentar segundo a legislação e a doutrina, compreende o que é imprescindível à vida da pessoa, como por exemplo, alimentação, vestuário, habitação, assistência médica, lazer e ainda determina tal obrigação ao Pai e a Mãe, dentre outros.No mesmo sentido a Constituição Federal é enfática, porquanto em seu artigo 227 dispõe que é dever da família, lato senso, assegurar a criança e ao adolescente com absoluta prioridade o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação e ao lazer, entre outros.
metadata.dc.contributor.advisor: Costa, Miguel do Nascimento
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Graduação (Direito)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dwagner.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access521,72 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.