Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1870
Autor(es): Corrêa, Paola Caroline Mossini Manfron
Título: Gestação de substituição no brasil: aspectos jurídicos e sociais
Palavras-chave: Gestação de substituição;Direito;Regulamentação
Data do documento: 2020
Editor: Universidade La Salle
Citação: CORRÊA, P. C. M. M. Gestação de substituição no brasil: aspectos jurídicos e sociais. 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Direito) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1870. Acesso em: 19 jul. 2021.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo a análise da gestação de substituição, com ênfase na realidade jurídica brasileira. O método de pesquisa utilizado foi o bibliográfico e documental, realizando uma revisão em materiais já publicados sobre o tema, buscando obter informações teóricas sobre as técnicas reprodutivas, com ênfase na gestação de substituição no Brasil. Na pesquisa verifica-se a ausência de dispositivo legal específico para essas novas tecnologias reprodutivas, o que deixa inúmeras dúvidas, corroborando para a existência de opiniões divergentes na doutrina. A regulamentação da gestação de substituição é feita pela Resolução nº 2.168/2017 do Conselho Federal de Medicina, de caráter ético para enfrentamento de casos concretos. Deste modo, conclui-se que a gestação de substituição não tem um amparo legal, sendo regulada apenas por uma resolução medica, que não impede a sua realização fora desses preceitos, podendo ocorrer até mesmo de forma ilegal, devido a uma ausência efetiva de fiscalização e da não divulgação da sua existência.
Orientador(es): Carlos, Paula Pinhal de
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Direito)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pmossini.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access433,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.