Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2059
Authors: Peres, Angelita Dalla Rosa Ribeiro
Title: Alimentação hospitalar: implantação de programa gastronômico para dietas hipossódicas e com consistências modificadas
Keywords: Resto Ingestão;Dieta Hipossódica;População Enferma
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade La Salle
Citation: PERES, A. D. R. R. Alimentação hospitalar: implantação de programa gastronômico para dietas hipossódicas e com consistências modificadas. 2016. 9 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2059. Acesso em: 01 set. 2021.
Abstract: Introdução: Mesmo regulamentada a atuação do nutricionista em ambiente hospitalar para prevenção e manutenção do estado nutricional, ainda predomina a ideia de que comida hospitalar é ruim em aparência e sabor. É importante uma boa aceitação alimentar para que o paciente seja nutrido, sendo este um tema explorado na sua complexidade e no cotidiano hospitalar, porém não há muitas mudanças ou soluções definidas. Objetivo: Partindo-se desse panorama o estudo pretende comparar a aceitação alimentar dos pacientes internados, com a implantação de um programa gastronômico, visando melhorar o sabor dos alimentos com restrição total ou parcial de sal, denominados como dieta hipossódica. Métodos: Coleta de dados para resto ingestão em duas fases, primeira sem intervenção e após com intervenção para uso de temperos naturais, técnicas de preparo, treinamentos para colaboradores envolvidos e nova coleta de resto ingestão. Resultados: Na primeira etapa sem intervenções o resto ingestão apresentou um total de 30% das refeições servidas e após intervenções o resto ingestão reduziu para 19% das refeições servidas. Conclusão: Demonstrou resultados aceitáveis para uma população enferma, garantindo o estado nutricional dos pacientes e evitando o desperdício.
metadata.dc.contributor.advisor: Koglin, Gabriela
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
a d r r peres.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access386,14 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.