Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2070
Autor(es): Aguiar, Carina Ribeiro
Título: Ensaios bromatológicos em café arábica moído e torrado comercializados em Porto Alegre/RS
Palavras-chave: Café;Determinação de Cinzas;Sólidos Insolúveis;Analise de pH;Determinação de Umidade
Data do documento: 2015
Editor: Universidade La Salle
Citação: AGUIAR, C. R. Ensaios bromatológicos em café arábica moído e torrado comercializados em Porto Alegre/RS. 2015. 17 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2070. Acesso em: 02 set. 2021.
Resumo: O café é uma planta tropical originária da Etiópia e chegou ao Brasil em 1727. O Brasil é o maior produtor de café no mundo e o segundo no mercado consumidor, produz duas variedades de café, o Arábica (Coffea Arabica L) e o Robusta ou Conilon (Coffea Canephora). Suas cafeeiras estão localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Bahia e Rondônia. Alguns estudos apontam que o café tráz benefícios a saúde como auxiliar em dores de cabeça e outros estudos apontam o café como preventivo para Doença de Parkinson e para o Alzheimer. No presente estudo foi analisado o café moído e torrado da variedade Arábica, comercializado no município de Porto Alegre RS, através de parâmetros bromatológicos como: Determinação de Umidade, Análise de pH, Determinação de Cinzas e Ensaio de Sólidos Insolúveis. Os resultados das análises variaram conforme as marcas do café, para teor de cinzas e teor de umidade se mantiveram conforme parâmetros previstos em legislação vigente, pH não ficou dentro dos parâmetros estabelecidos por Sivetz, sólidos insolúveis não há parâmetros.
Orientador(es): Hoernig, Bruno Arno
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
c r aguiar.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access393,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.