Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2075
Authors: Führ, Carine
Title: Avaliação do consumo de alimentos fonte de gordura trans por escolares matriculados em duas escolas do município de Canoas, Rio Grande do Sul
Keywords: Consumo Alimentar;Escolar;Gordura Trans
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade La Salle
Citation: FÜHR, C. Avaliação do consumo de alimentos fonte de gordura trans por escolares matriculados em duas escolas do município de Canoas, Rio Grande do Sul. 2011. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2075. Acesso em: 02 set. 2021.
Abstract: O presente estudo é de natureza quantitativa. Trata-se de um estudo transversal, tendo como objetivo avaliar o consumo de gordura trans de escolares do 4º ano de uma escola pública e uma escola privada, através do questionário de frequência de consumo alimentar para crianças, e comparar com o estado nutricional destes escolares. A amostra constituiu-se por 50 crianças na faixa etária de 9 e 10 anos frequentadoras das duas escolas do município de Canoas. Os dados foram obtidos por meio da coleta de medidas antropométricas (peso e estatura) e cálculo IMC, assim como a aplicação de um QFCA de gordura trans. Sobre as medidas antropométricas coletadas na escola, os escolares foram classificados em baixo peso, eutróficos, sobrepeso ou obesidade a partir das curvas de crescimento de IMC por idade, conforme proposto pela OMS. Os resultados foram computados, utilizando o questionário de freqüência de consumo alimentar e avaliação antropométrica. Em relação ao consumo alimentar, observou-se na escola pública e privada, respectivamente, que 65,51% e 61,90% dos escolares eram eutróficos, 10,35% e 14,29% tinham sobrepeso, 24,14% e 19,05% eram obesos e apenas na escola privada obtivemos um percentual de 4,76% para baixo IMC para idade. Dos alimentos fonte de gordura trans, observou-se alto consumo somente para margarina de 41,38% e 33,33% na escola pública e privada, respectivamente. Moderado consumo para maionese (44,83%), biscoito água e sal/club social (41,38%) e biscoito amanteigado (37,93%) na escola pública; e na escola privada, observou-se moderado consumo para maionese (42,86%), biscoito recheado (38,10%) e chocolate/bombom (52,38%). Através dos resultados obtidos, acreditamos que deve-se dar maior atenção à ingestão de ácidos graxos trans, pois eles estão presentes em muitos dos alimentos habitualmente consumidos pelos escolares. Sendo assim, acredita-se que esta população deva ter maior acesso à informações sobre a real quantidade de ácidos graxos trans contido nos alimentos industrializados.
metadata.dc.contributor.advisor: Miraglia, Fernanda
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
c führ.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access688,47 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.