Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2135
Autor(es): Pereira, Patricia da Rosa
Título: Café, chá-verde e chimarrão como protetores cardiovascular
Palavras-chave: Doenças cardiovasculares;Alimentos antioxidantes;Café;Chá- verde;Chimarrão
Data do documento: 2011
Editor: Universidade La Salle
Citação: PEREIRA, P. R. Café, chá-verde e chimarrão como protetores cardiovascular. 2011. Trabalho de Conclusão (graduação Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2135. Acesso em: 09 set. 2021.
Resumo: As doenças cardiovasculares (DCV) possuem um grande impacto na saúde e com reflexo na economia mundial, seja pelo número de internações ou número de óbitos. Além de consumir uma grande quantia em medicamentos e tratamentos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os principais fatores de risco para desenvolver DCV estão vinculados a inadequação alimentar e podem ser modificados por hábitos alimentares saudáveis. Com o consumo de alimentos funcionais é possível diminuir os efeitos nocivos de uma dieta inadequada, assim minimizando possíveis alterações bioquímicas e fisiológicas. Suas propriedades antioxidantes ajudam a reduzir a incidência de DCV e de algumas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), podendo ser considerados promotores de saúde. Estudos mostram a importância cardioprotetora de alimentos como o café (Coffea arábica L.), chá-verde (Camellia Sinensis) e chimarrão (Ilex Paraguariensis A. St.Hil.). O café pertence ao grupo de alimentos com maior conteúdo antioxidante, rico em ácidos clorogênicos que entre outros benefícios, possuem propriedades antioxidantes cardioprotetoras. O consumo regular de chá-verde por ser rico em antioxidantes, como as catequinas, reduz os níveis de colesterol plasmático inibindo a inflamação vascular e os riscos de trombogênese. O chimarrão, feito a partir da erva-mate, além das suas propriedades antioxidantes, possui efeito hipocolesterolêmico, tendo como efeito minimizar a formação do ateroma, isso devido aos constituintes fenólicos presentes em suas folhas.
Orientador(es): Silva, Rosana Maria Carolo da Costa e
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
p r pereira.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access478,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.