Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2235
Autor(es): Costa, Guilherme Calderipe
Título: Repressão ao tráfico de drogas e práticas policiais: um estudo sobre os dados da região de Pelotas
Palavras-chave: Globalização;Tráfico de Drogas;Pelotas;Seletividade Penal
Data do documento: 2020
Editor: Universidade La Salle
Citação: COSTA, G. C. Repressão ao tráfico de drogas e práticas policiais: um estudo sobre os dados da região de Pelotas. 2020. 156 f. Dissertação (mestrado em Direito) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2235. Acesso em: 22 set. 2021.
Resumo: Nas últimas décadas, observou-se um aumento generalizado nos registros de ocorrências policiais relacionados a tráfico de drogas no estado do Rio Grande do Sul. Acompanhando um cenário, em tese, nacional, o estado mais ao sul do Brasil apresentou uma mudança no comportamento de suas agências executivas, notadamente a Brigada Militar e a Polícia Civil, tidas como as principais instituições de persecução penal no âmbito estadual. Diante de um verdadeiro ingresso na chamada guerra às drogas, a pesquisa em tela tem como objetivo buscar dados de uma região específica do estado, a região de Pelotas, de modo a viabilizar uma análise geral a partir do aprofundamento sobre o que ocorre em uma realidade local. Trata-se de uma forma de verificar o que está por trás do fenômeno do aumento da repressão ao crime de tráfico de drogas, sobretudo no que diz respeito às práticas policiais. Os métodos utilizados na pesquisa são o quantitativo e o qualitativo, partindo-se da coleta de dados oficiais sobre os registros classificados como “entorpecentes – tráfico” junto ao sistema informatizado da Secretaria de Segurança Pública do estado do Rio Grande do Sul. Ademais, vale-se também de uma revisão bibliográfica sobre o tema da repressão ao narcotráfico. O trabalho busca verificar por que, depois de tantas décadas desde a implementação de uma política criminal beligerante, o crime de tráfico passou a ser o foco das instituições na área da segurança pública do estado.
Orientador(es): Costa, Renata Almeida da
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gccosta.pdfOpen Access2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.