Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2299
Authors: Santos, Raquel Amélia
Title: Processo de alfabetização e defasagem escolar: estudo de caso em escola da rede municipal de Canoas.
Keywords: Alfabetização;Atividade Intelectual;Defasagem Escolar;Mediação
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade La Salle
Citation: SANTOS, R. A. Processo de alfabetização e defasagem escolar: estudo de caso em escola da rede municipal de Canoas. 2021. 176 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2299. Acesso em: 12 nov. 2021.
Abstract: Esta dissertação, orientou-se pela metodologia estudo de caso, de natureza qualitativa e dialética com o propósito de dialogar com as teorias de aprendizagem e de alfabetização e a prática pedagógica com crianças em defasagem escolar, no 3° ano do Ensino Fundamental, em escola da rede municipal de Canoas, Rio Grande do Sul. Esse diálogo foi tensionado pela problemática: Quais relações os estudantes em processo de alfabetização, em defasagem escolar, estabelecem com a língua escrita na escola e nas demais vivências sociais cotidianas? Tendo como objetivo, Identificar aspectos nos processos de alfabetização de estudantes, em defasagem escolar, que indiquem as relações destes com a língua escrita ensinada na escola e nas demais vivências sociais, com vistas na superação das dificuldades. Assim, o estudo vinculou-se à linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, sob a perspectiva dos principais conceitos elaborados por Vigotskii1 (1991, 2001, 2009; 2010), articulados com a Psicogênese da Língua Escrita de Ferreiro e Teberosky (1999), Ferreiro (2001, 2005; 2017), os aspectos linguísticos propostos por Cagliari (2009) e a relação entre o saber e a mobilização da atividade intelectual, discutidas por Charlot (2014, 2005, 2006). A análise de dados resultou em reflexões sobre processos de alfabetização de crianças em defasagem escolar, a partir de tensionamentos entre saberes destes estudantes e escrita escolar, apontando aspectos potencializadores do processo em interações com escritas contextuais e textos literários, vislumbrando possibilidades de aproximação entre interpretações infantis sobre a língua, ensino sistematizados e os provenientes da realidade social como: nomes, placas, bilhetes, convites, cartazes, encartes, rótulos, embalagens. Assim, propomos o diálogo entre os conhecimentos como forma de contribuir com a mobilização da atividade intelectual do estudante e de legitimá-lo no mundo da cultura escrita.
metadata.dc.contributor.advisor: Backes, Luciana
Appears in Collections:Dissertação (PPGE)

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