Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2355
Autor(es): Machado Neto, Edegar de Souza
Título: O que cuidadores domiciliares deveriam saber sobre nutrição no tratamento da lesão por pressão: E-book
Palavras-chave: Lesão por pressão;Tratamento;Nutrição
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: MACHADO NETO, E. S. O que cuidadores domiciliares deveriam saber sobre nutrição no tratamento da lesão por pressão: E-book. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2355. Acesso em: 11 jan. 2022.
Resumo: As lesões por pressão (LPP) geralmente acometem pessoas com restrições de movimento. Seus cuidadores precisam compreender a importância do acompanhamento nutricional realizado por nutricionista habilitado durante o tratamento das LPP. Existem fatores de risco associados à alimentação que podem favorecer o surgimento das LPP, entre eles, destacam-se: desnutrição, catabolismo proteico, dislipidemia e obesidade, terceira idade, diabetes mellitus (DM), hipertensão arterial crônica (HAS), doenças renais crônica ou aguda (DRC ou DRA) e outras doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). A alimentação balanceada pode fornecer nutrientes como zinco, cobre, selênio, vitamina C, vitamina A e carotenoides, vitaminas que contribuem positivamente no tratamento da LPP. O livro eletrônico ebook foi elaborado para orientar os cuidadores de indivíduos com LPP utilizando dados coletados a partir de uma revisão da literatura. O e-book apresenta informações sobre os estágios das LPP e dicas nutricionais sobre tratamento com a finalidade de orientar e/ou complementar o plano alimentar (dieta) proposto por um nutricionista habilitado.
Orientador(es): Amaro, Francisco Stefani
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
esmachadoneto.pdf
  Restricted Access
Closed Access1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.