Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2538
Authors: Souza, Patrícia Coelho Motta de
Silva, Lidiane dos Santos
Lautert, Juliano
Gonçalves, Karen Olicheski
Title: Gestão de processo para implantação de novo cliente na área de departamento pessoal em escritório de contabilidade [capitulo de livro]
Keywords: Processo;Gestão;Controles internos;Checklist;Encargos
Issue Date: 2021
Publisher: VirtualBooks
Citation: GONÇALVES, K. O.; LAUTERT, J.; SILVA, L. D. S.; SOUZA, P. C. M. Gestão de processo para implantação de novo cliente na área de departamento pessoal em escritório de contabilidade. In: SOUZA, P. C. M.; SILVA, L. D. S. Pesquisa sobre contabilidade, ética, finanças, análise, perícia e outros assuntos. Pará de Minas, MG: Virtual Books Editora, 2021. p.139-157. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2538. Acesso em: 17 fev. 2022.
Abstract: O propósito deste artigo é explorar como a gestão de processos pode contribuir para a implantação de novos clientes na área de departamento pessoal dos escritórios de contabilidade. A fase de implantação é um processo delicado e complexo exigindo planejamento, conhecimento, acompanhamento e dedicação e, caso algo não saia dentro do esperado, poderá gerar diversos transtornos para o escritório contábil e para o cliente. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo mapear a gestão de processos na implantação de cliente novo no setor de departamento pessoal e verificar quais melhorias podem ser implantadas, de forma a minimizar os problemas nesta etapa. Chegamos à conclusão que o checklist e o onboarding, podem contribuir com êxito, quando utilizados por todos os envolvidos no processo. Em resumo, a gestão de processos é muito utilizada em várias áreas dentro das empresas, por isso é importante elaborar minuciosamente o escopo do projeto, com prazos realistas, tarefas criteriosas, time capacitado, dentre outros.
Appears in Collections:Capítulo de Livro (Gestão Comercial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pcmsouza.pdf
  Restricted Access
Closed Access1,03 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.