Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2566
Autor(es): Diesel, Carine Mendes Garbin
Battistello, Viviane Cristina de Mattos
Martins, Rosemari Lorenz
Título: Constituição de identidades surdas em escolas bilíngues e as inter-relações entre professoras surdas alfabetizadoras
Palavras-chave: Docência;Formação;Identidade;Surdez
Data do documento: 2021
Editor: Revista Humanidades & Inovação
Citação: DIESEL, C. M. G.; BATTISTELLO, V. C. M. ; MARTINS, ROSEMARI L. Constituição de identidades surdas em escolas bilíngues e as inter-relações entre professoras surdas alfabetizadoras. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v. 8, n. 37, p. 90-105, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3175 Acesso em: 21 fev. 2022
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar as narrativas de professores, alunos surdos e pais de alunos surdos sobre o fazer docente em uma escola específica para surdos. A partir de entrevistas semiestruturadas, analisou-se o papel de docentes surdos na constituição dos processos identitários de crianças surdas. A reflexão foi construída a partir de pensamentos defendidos por teóricos como Silva (2003), Skliar (2003), Hall (2006), Lopes e Neto (2003), Perlin (1998), entre outros, com a intenção de compreender o fazer docente do sujeito que ocupa o papel de professor no espaço escolar. Os resultados apontam para a necessidade de mudar a educação de surdos, proporcionando um espaço de constituição da identidade, o que remete à necessidade de repensar a formação de docentes.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

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