Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2587
Autor(es): | Sarmento, Dirléia Fanfa Menegat, Jardelino |
Título: | O currículo como dispositivo orientador dos processos de ensino e de aprendizagem no ensino fundamental |
Palavras-chave: | Direito à educação;BNCC;Curriculo;Ensino;Aprendizagem |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Interfaces da educação |
Citação: | SARMENTO, D. F.; MENEGAT, J. O currículo como dispositivo orientador dos processos de ensino e de aprendizagem no ensino fundamental. Interfaces da Educação, Paranaíba, v.11, n.32, p. 489-514, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4012/3582 - Acesso em 23 fev. 2022 |
Resumo: | As reflexões ora apresentadas são resultantes de uma pesquisa-ação colaborativa, cuja temática investigativa é a implantação da Base Nacional Comum Curricular(BNCC)na rede municipal de ensino de uma cidade pertencente à Região Metropolitana de Porto Alegre. Neste texto, fazemos um recorte dos encontros formativos com gestores, realizados na etapa Planejamento das ações, constituinte da abordagem teórico-metodológica adotada. A ênfase dos encontros foi a reorganização curricular do Ensino Fundamental, tendo-se como referência a análise documental dos dispositivos legais que regulam a ação educativa e o diálogo com autores selecionados. Por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, definimos dois eixos temáticos: a) o currículo segundo os dispositivos legais; e b) as relações entre currículo e os processos de ensino e de aprendizagem. Os principais achados do estudo apontam |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dfsarmento.pdf | Open Access | 213.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.