Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/2587
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sarmento, Dirléia Fanfa | - |
dc.contributor.author | Menegat, Jardelino | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-04T22:47:46Z | - |
dc.date.available | 2022-03-04T22:47:46Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SARMENTO, D. F.; MENEGAT, J. O currículo como dispositivo orientador dos processos de ensino e de aprendizagem no ensino fundamental. Interfaces da Educação, Paranaíba, v.11, n.32, p. 489-514, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4012/3582 - Acesso em 23 fev. 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2587 | - |
dc.description.abstract | As reflexões ora apresentadas são resultantes de uma pesquisa-ação colaborativa, cuja temática investigativa é a implantação da Base Nacional Comum Curricular(BNCC)na rede municipal de ensino de uma cidade pertencente à Região Metropolitana de Porto Alegre. Neste texto, fazemos um recorte dos encontros formativos com gestores, realizados na etapa Planejamento das ações, constituinte da abordagem teórico-metodológica adotada. A ênfase dos encontros foi a reorganização curricular do Ensino Fundamental, tendo-se como referência a análise documental dos dispositivos legais que regulam a ação educativa e o diálogo com autores selecionados. Por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, definimos dois eixos temáticos: a) o currículo segundo os dispositivos legais; e b) as relações entre currículo e os processos de ensino e de aprendizagem. Os principais achados do estudo apontam | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Interfaces da educação | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Curriculo | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O currículo como dispositivo orientador dos processos de ensino e de aprendizagem no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dfsarmento.pdf | Open Access | 213.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.