Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2587
Autor(es): Sarmento, Dirléia Fanfa
Menegat, Jardelino
Título: O currículo como dispositivo orientador dos processos de ensino e de aprendizagem no ensino fundamental
Palavras-chave: Direito à educação;BNCC;Curriculo;Ensino;Aprendizagem
Data do documento: 2020
Editor: Interfaces da educação
Citação: SARMENTO, D. F.; MENEGAT, J. O currículo como dispositivo orientador dos processos de ensino e de aprendizagem no ensino fundamental. Interfaces da Educação, Paranaíba, v.11, n.32, p. 489-514, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4012/3582 - Acesso em 23 fev. 2022
Resumo: As reflexões ora apresentadas são resultantes de uma pesquisa-ação colaborativa, cuja temática investigativa é a implantação da Base Nacional Comum Curricular(BNCC)na rede municipal de ensino de uma cidade pertencente à Região Metropolitana de Porto Alegre. Neste texto, fazemos um recorte dos encontros formativos com gestores, realizados na etapa Planejamento das ações, constituinte da abordagem teórico-metodológica adotada. A ênfase dos encontros foi a reorganização curricular do Ensino Fundamental, tendo-se como referência a análise documental dos dispositivos legais que regulam a ação educativa e o diálogo com autores selecionados. Por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, definimos dois eixos temáticos: a) o currículo segundo os dispositivos legais; e b) as relações entre currículo e os processos de ensino e de aprendizagem. Os principais achados do estudo apontam
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