Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2605
Authors: Silva, Karina Dias da
Title: Um discurso sobre gênero em uma escola profissionalizante no Sul do Brasil: o que pensam, o que dizem, o que sentem, as estudantes do programa jovem aprendiz?
Keywords: Educação;Jovens;Mercado de trabalho;Gênero;Orientação profissional
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade La Salle
Citation: SILVA, K. D. Um discurso sobre gênero em uma escola profissionalizante no Sul do Brasil: o que pensam, o que dizem, o que sentem, as estudantes do programa jovem aprendiz?. 2021. 185 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2605. Acesso em: 16 mar. 2021.
Abstract: Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação da Universidade La Salle. Apresenta-se como objetivo geral, analisar as percepções, comportamentos e vivências das estudantes participantes do Programa Jovem Aprendiz, referentes as aprendizagens e inserção no mercado de trabalho, em uma instituição privada de educação profissional. Os teóricos norteadores do estudo foram: Louro (2008), Butler (2019), Quaresma da Silva (2015), Scott (1995), Kuenzer (2006), Tardif (2010), entre outros que auxiliaram na compreensão das análises de gênero e de temas afins. Trata-se de um estudo metodológico qualitativo, com estudo de caso. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados: entrevista semiestruturada e questionário aplicados com alunas/os inscritos no Programa Jovem Aprendiz, com idades entre 14 e 24 anos. Os resultados analisados, através da análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). A partir dos resultados buscou-se observar, nas falas das alunas, suas perspectivas em relação a sua inserção no mercado de trabalho, abordando teóricos que discutem sobre gênero, mulher e mercado de trabalho. A pesquisa evidenciou o quando as alunas gostam do curso, e estão aprendendo novos conteúdos sobre temáticas inerentes a área da educação e preparação para o mercado de trabalho. Além de discursos sobre gênero, mulher e sexualidade, por exemplo, refletem a comportamentos importantes no ambiente de trabalho. Assim, como, o fortalecimento das meninas, mulheres que sonham e buscam um futuro melhor. Neste sentido, curso oportunizou a inserção no mercado de trabalho, além de seu desenvolvimento pessoal, profissional, protagonismo e empoderamento.
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Denise Regina Quaresma da
Appears in Collections:Dissertação (PPGE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
kdsilva.pdfOpen Access3,22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.