Please use this identifier to cite or link to this item:
                
    
    http://hdl.handle.net/11690/2605| Authors: | Silva, Karina Dias da | 
| Title: | Um discurso sobre gênero em uma escola profissionalizante no Sul do Brasil: o que pensam, o que dizem, o que sentem, as estudantes do programa jovem aprendiz? | 
| Keywords: | Educação;Jovens;Mercado de trabalho;Gênero;Orientação profissional | 
| Issue Date: | 2021 | 
| Publisher: | Universidade La Salle | 
| Citation: | SILVA, K. D. Um discurso sobre gênero em uma escola profissionalizante no Sul do Brasil: o que pensam, o que dizem, o que sentem, as estudantes do programa jovem aprendiz?. 2021. 185 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2605. Acesso em: 16 mar. 2021. | 
| Abstract: | Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação da Universidade La Salle. Apresenta-se como objetivo geral, analisar as percepções, comportamentos e vivências das estudantes participantes do Programa Jovem Aprendiz, referentes as aprendizagens e inserção no mercado de trabalho, em uma instituição privada de educação profissional. Os teóricos norteadores do estudo foram: Louro (2008), Butler (2019), Quaresma da Silva (2015), Scott (1995), Kuenzer (2006), Tardif (2010), entre outros que auxiliaram na compreensão das análises de gênero e de temas afins. Trata-se de um estudo metodológico qualitativo, com estudo de caso. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados: entrevista semiestruturada e questionário aplicados com alunas/os inscritos no Programa Jovem Aprendiz, com idades entre 14 e 24 anos. Os resultados analisados, através da análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). A partir dos resultados buscou-se observar, nas falas das alunas, suas perspectivas em relação a sua inserção no mercado de trabalho, abordando teóricos que discutem sobre gênero, mulher e mercado de trabalho. A pesquisa evidenciou o quando as alunas gostam do curso, e estão aprendendo novos conteúdos sobre temáticas inerentes a área da educação e preparação para o mercado de trabalho. Além de discursos sobre gênero, mulher e sexualidade, por exemplo, refletem a comportamentos importantes no ambiente de trabalho. Assim, como, o fortalecimento das meninas, mulheres que sonham e buscam um futuro melhor. Neste sentido, curso oportunizou a inserção no mercado de trabalho, além de seu desenvolvimento pessoal, profissional, protagonismo e empoderamento. | 
| metadata.dc.contributor.advisor: | Silva, Denise Regina Quaresma da | 
| Appears in Collections: | Dissertação (PPGE) | 
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| kdsilva.pdf | Open Access | 3,22 MB | Adobe PDF | View/Open | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

